quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

HISTÓRIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos.

A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular, ou ainda pelo centro de mídias

 (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail. (uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

Obs. Colocar nome série/turma e número na primeira linha da folha.

 

ESTA SEMANA NÃO TEREMOS NOVAS ATIVIDADES DE HISTÓRIA. OEGANIZEM SUAS ATIVIDADES DO 4º BIMESTRE. OS ALUNOS QUE ESTIVEREM SEM NOTAS PODEM REALIZARA AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG OU NO GOOOGLE FORMULÁRIOS.

RELAÇÃO DOS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM ATIVIDADES DO QUARTO BIMESTRE:

3C –

04-07-11-12-13-14-17-19-20-23-27-28-31-34-35-36-37-38.

3D –

01-04-05-06-09-11-13-14-16-19-23-25-28-30-33-34-36-38.

3E –

01-02-04-07-09-11-13-14-18-20-21-22-25-26-27-28-29-31-32-33-35-38.

ATIVIDADES 3ª SÉRIES – HISTÓRIA 4º BIMESTRE

https://forms.gle/5RSNXiCNvC1TzQvR8

https://forms.gle/wTWzVdn5WU4bPQjW6

https://forms.gle/4KKXXwabLCjpR4jQA

https://forms.gle/7qdQvkLYCadCKPvq5

https://forms.gle/LDhidSWJdXGJBRGm8

https://forms.gle/K61Dhncgo6RoKaXz9

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos.

A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular, ou ainda pelo centro de mídias

 (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail. (uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

Obs. Colocar nome série/turma e número na primeira linha da folha.

 

ESTA SEMANA  NÃO TEREMOS NOVAS ATIVIDADES DE HISTÓRIA. OEGANIZEM SUAS ATIVIDADES DO 4º BIMESTRE. OS ALUNOS QUE ESTIVEREM SEM NOTAS PODEM REALIZARA AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG OU NO GOOOGLE FORMULÁRIOS.

ATIVIDADES 3ª SÉRIES – HISTÓRIA 4º BIMESTRE

https://forms.gle/5RSNXiCNvC1TzQvR8

https://forms.gle/wTWzVdn5WU4bPQjW6

https://forms.gle/4KKXXwabLCjpR4jQA

https://forms.gle/7qdQvkLYCadCKPvq5

https://forms.gle/LDhidSWJdXGJBRGm8

https://forms.gle/K61Dhncgo6RoKaXz9

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

De 30.11 até 05.12.2020

 

e.mail: ( uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

 

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos.

A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular, ou ainda pelo centro de mídias

 (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail. (uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

Obs. Colocar nome série/turma e número na primeira linha da folha.





 

Questão Agrária no Brasil - Período Republicano.

O problema da concentração fundiária permaneceu, portanto, e esteve na raiz dos principais confrontos sociais do período republicano: as guerras de Canudos e do Contestado.

·         Em Canudos, devemos salientar os problemas do coronelismo e da alta concentração de terras no interior nordestino, agravados pelos longos períodos de seca. No que e refere a Contestado, o problema se concentra na disputa surgida entre, de um lado, posseiros caboclos e pequenos fazendeiros, e, de outro, a empresa responsável pela construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul.

·         A partir de 1964 surge o Estatuto da Terra, segundo o qual o acesso à terra para quem nela vive e trabalha é um direito do trabalhador rural e promovê-lo é obrigação do Estado. No entanto, segundo pesquisa da Comissão Pastoral da Terra (ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB), nos 20 anos do regime militar foram assassinados 840 trabalhadores rurais.

·         Diante da ineficácia da legislação, surge, em 1979, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

·         Como resposta à organização dos trabalhadores, forma-se, em 1985, a União Democrática Ruralista (UDR).

·         Em 1988, a nova Constituição reafirma a função social da terra.

·          Os problemas, no entanto, se sucedem: no período de 1985 a 1997 morreram no campo 1.003 trabalhadores e lideranças (como advogados, sindicalistas, religiosos). Nos oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso, foram 43 mortes por ano em disputas agrárias. Nos dois governos do presidente Lula a realidade também não mudou: só em 2008, segundo informações da Comissão Pastoral da Terra, foram 28 pessoas assassinadas.

Atividades:

1 - (UFPI) Sobre a estrutura fundiária e as relações de trabalho no campo brasileiro, assinale a alternativa correta:

a) A estrutura fundiária apresenta acentuada concentração da propriedade, decorrente das formas de apropriação das terras, desde o período colonial.

b) A partir de 1850, com a Lei de Terras, todos os trabalhadores rurais passaram a ter acesso à terra.

c) A modernização do campo proporcionou a extinção dos contratos de parceria em todas as regiões brasileiras.

d) Nas áreas de fronteiras agrícolas, todos os trabalhadores rurais possuem títulos de propriedade da terra.

e) Os bóias-frias são assalariados que trabalham nas propriedades de forma permanente e com vínculo empregatício.

2 - Assinale a alternativa que corresponde à definição de plantation:

a) Produção ou cultivo de um único produto agrícola.

b) Propriedade agrícola de grande extensão caracterizada pela exploração intensa de seus recursos.

c) Propriedade agrícola de pequena extensão com produção voltada à subsistência.

d) Modelo de organização econômica ou sistema agrícola no qual se destacam: latifúndio, monocultura, mão de obra escrava e produção para exportação.

3 - Sobre a questão agrária no Brasil, marque V para as proposições que considerar verdadeiras e F para as proposições que considerar falsas:

I.(  ) Historicamente, a distribuição de terras no Brasil visava a repartir as terras igualmente entre a Coroa e os colonos.

II.( ) A distribuição de terras no período colonial produziu terras devolutas, ou seja, terras que a Coroa cedeu às pessoas e que não foram cultivadas. Por isso, essas terras foram devolvidas.

III.( ) A Lei de Terras foi criada em 1850 com o objetivo de oferecer mão de obra aos fazendeiros produtores de café.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

23.11 até 29.11.2020

 

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos.

A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular, ou ainda pelo centro de mídias

 (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail. (uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

Obs. Colocar nome série/turma e número na primeira linha da folha.

CADERNO DO ALUNO  vol. 4 páginas 80 e 81

ATIVIDADE 2- 2.1. Observe a charge e responda às questões:




a)       Quais são suas observações com relação a charge? O que está sendo representado?

E que assuntos podem ser discutidos a partir dela?

 

b)       As placas do desenho contêm algo escrito. O que elas representam? E, relacionado com a história, como chamamos esse processo?

 

c)       Pesquise se esse tipo de situação ainda ocorre nos dias atuais. Em caso afirmativo, onde e de que maneira?

d)       Assim como a questão agrária, existem outras situações em que os direitos dos cidadãos foram conquistados na Constituição de 1988, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais em nosso país.

 

 

 

Encaminhar para meu e.mail: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

De 09.11. até 14.11.2020

 

e.mail: ( uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

 

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular (prof. Julião), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail.

Atividades encaminhadas pelo Whats devem encaminhadas de forma LEGÍVEL, fotos em ambientes claros.

 

COLOCAR - NOME COMPLETO DO ALUNO, SÉRIE E TURMA NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA.

 

 

DIRETAS JÁ

 

No ano de 1979, o regime militar tomou medidas que permitiram o retorno das liberdades democráticas no país. O sistema bipartidário foi substituído por uma reforma política que abriu espaço para a formação de novos partidos dentro do país. Dessa forma, as novas siglas que ao mesmo tempo representavam maior direito de expressão política, também marcavam um atípico processo de fragmentação político-partidária.

Chegado o ano de 1982, estes partidos disputaram eleições para os governos estaduais e demais cargos legislativos. Mediante esse novo quadro, membros de oposição da Câmara dos Deputados tentaram articular uma lei que instituísse o voto direto na escolha do sucessor do presidente João Batista Figueiredo. Em 1983, essa movimentação tomou a forma de um projeto de lei elaborado pelo deputado peemedebista Dante de Oliveira.

A divulgação da chamada “Emenda Dante de Oliveira” repercutiu entre vários grupos mais politizados das capitais e grandes cidades do país. Em um curto espaço de tempo, membros do PMDB, PT e PDT passaram a organizar grandes comícios onde a população se colocava em favor da escolha direta para o cargo de presidente. Com a repercussão tomada nos meios de comunicação, essas manifestações se transformaram no movimento das “Diretas Já!”.

Reconhecida como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, as “Diretas Já!” foram marcadas por enormes comícios onde figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei. Em janeiro de 1984, cerca de 300.000 pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses depois, um milhão de cidadãos tomou o Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, cerca de 1,7 milhões de pessoas se mobilizaram em São Paulo.

Mesmo realizando uma enorme pressão para que as eleições diretas fossem oficializadas, os deputados federais da época não se sensibilizaram mediante os enormes apelos. Com isso, por uma diferença de apenas 22 votos e um vertiginoso número de abstenções, o Brasil manteve o sistema indireto para as eleições de 1985. Para dar a tal disputa política uma aparência democrática, o governo permitiu que civis concorressem ao pleito.

 

Texto 1

 Os movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da realidade O movimento civil que reivindicava eleições presidenciais diretas no Brasil ficou conhecido como “Diretas Já”, ocorrido em 1983-1984. Diversas manifestações ocorreram a favor das “Diretas Já” por todo o Brasil, o que demonstrava uma clara perda de poder do Regime Militar diante da população. As eleições diretas para Presidente da República no Brasil foram propostas pelo projeto de lei de Dante de Oliveira que, contudo, não foi aprovado pelo Congresso, cuja maioria era governista, o que casou frustração na sociedade brasileira. 57 A eleição para a presidência em janeiro de 1985 foi indireta. Tancredo Neves, o candidato da oposição, foi então eleito pelo Colégio Eleitoral, vencendo com larga margem de votos – uma resposta que atendia parcialmente os defensores das “Diretas Já”. Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

(CADERNO DO ALUNO Vol. 4)

INFOGRAFICO INTERATIVO (http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/diretas-ja-completa-30-anos/)

 

ATIVIDADES

1 - Por qual nome ficou conhecida a proposta legislativa de alteração constitucional cujo objetivo era realizar eleições diretas para a presidência da República?

a)       Emenda Tancredo Neves

b)       Lei Ulisses Guimarães

c)       Emenda Dante de Oliveira

d)       Emenda Paulo Maluf

e)       Lei Antônio Carlos Magalhães.

 

2 - (UFRGS-RS) Em 25 de abril de 1984, a Emenda Constitucional das “Diretas Já!”, relativa à eleição direta para presidente e vice-presidente da República, foi:

a.       provada pela Câmara dos Deputados, obrigando o governo Figueiredo a controlar os grupos militares de extrema direita.

b.      rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves.

c.       aprovada pela Câmara dos Deputados, permitindo ao governo o estabelecimento de medidas de emergência nos estados.

d.      rejeitada pela Câmara dos Deputados, propiciando forte reação da classe trabalhadora, que se decidiu pela formação do Partido dos Trabalhadores.

e.       aprovada pela Câmara dos Deputados, articulando-se a anistia geral e a extinção do bipartidarismo.

f.        

3 – O movimento Diretas Já reivindicava:

a)       eleições diretas para presidente da República

b)       anistia ampla, geral e irrestrita

c)       eleições diretas para todos os cargos públicos

d)       maior liberdade de expressão

 

4 - A Campanha das "Diretas-Já" foi um episódio marcante ocorrido na década de 1980, constituindo um dos significativos momentos do processo histórico brasileiro conhecido como:

a) republicanização

b) coligação

c) redemocratização

d) militarização

e) conciliação

 

 

Atividades Google Formulários (https://forms.gle/KLKhCKAL5AfgdbPk7  )

 

 

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos. A entrega deve ser feita através do WhatsApp no particular (prof. Julião), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail.

Atividades encaminhadas pelo Whats devem encaminhadas de forma LEGÍVEL, fotos em ambientes claros.

 

COLOCAR - NOME COMPLETO DO ALUNO, SÉRIE E TURMA NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA.

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E DE RESISTÊNCIA NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970  - Aula do CMSP em 16.09  ( https://youtu.be/5pVAo9GlhR0 )

1.1. Leia os textos para realizar a atividade proposta.

Texto 1 – Movimentos de Contracultura no Brasil e pelo mundo nas décadas de 60 e 70 do século XX

Com a juventude sempre houve a possibilidade de alteração da ordem já determinada nas sociedades. Em especial nas décadas de 1960 e 1970, pelo mundo afora e no Brasil, inúmeros jovens iniciaram manifestações conhecidas por Movimentos de Contracultura. A partir das alterações dos cenários político, econômico, social e cultural, a juventude global inaugurou uma “nova era” de rebeldias.

 A característica principal do Movimento de Contracultura foi a profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões de consumo exacerbados. Os jovens que participaram dessa contestação da ordem global promoveram mudanças, algumas radicais, nos costumes, valores e padrões sociais. Para isso, reelaboraram seus modos de se vestir, seus valores morais e estéticos, distanciando-se dos padrões elitistas e vigentes no mundo.

No Brasil, como em outros países, a música popular serviu de canal para difundir a contracultura e demolir padrões estéticos dominantes. Com Glauber Rocha, o cinema brasileiro passou a ser chamado de Cinema Novo, em que os filmes criticavam as desigualdades sociais e a extrema pobreza.

Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

 

Texto 2

Tropicália

O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.

Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.

Ao mesmo tempo, sintonizaram a eletricidade com as informações da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as ideias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.

 

eu organizo o movimento. eu oriento o carnaval

(Caetano Veloso)

 

Seguindo a melhor das tradições dos grandes compositores da Bossa Nova e incorporando novas informações e referências de seu tempo, o Tropicalismo renovou radicalmente a letra de música. Letristas e poetas, Torquato Neto e Capinan compuseram com Gilberto Gil e Caetano Veloso trabalhos cuja complexidade e qualidade foram marcantes para diferentes gerações. Os diálogos com obras literárias como as de Oswald de Andrade ou dos poetas concretistas elevaram algumas composições tropicalistas ao status de poesia. Suas canções compunham um quadro crítico e complexo do País – uma conjunção do Brasil arcaico e suas tradições, do Brasil moderno e sua cultura de massa e até de um Brasil futurista, com astronautas e discos voadores. Elas sofisticaram o repertório de nossa música popular, instaurando em discos comerciais procedimentos e questões até então associados apenas ao campo das vanguardas conceituais.

Sincrético e inovador, aberto e incorporador, o Tropicalismo misturou rock mais bossa nova, mais samba, mais rumba, mais bolero, mais baião. Sua atuação quebrou as rígidas barreiras que permaneciam no País. Pop x folclore. Alta cultura x cultura de massas. Tradição x vanguarda. Essa ruptura estratégica aprofundou o contato com formas populares ao mesmo tempo em que assumiu atitudes experimentais para a época. [...]

Irreverente, a Tropicália transformou os critérios de gosto vigentes, não só quanto à música e à política, mas também à moral e ao comportamento, ao corpo, ao sexo e ao vestuário. A contracultura hippie foi assimilada, com a adoção da moda dos cabelos longos encaracolados e das roupas escandalosamente coloridas.

O movimento, libertário por excelência, durou pouco mais de um ano e acabou reprimido pelo governo militar. Seu fim começou com a prisão de Gil e Caetano, em dezembro de 1968. A cultura do País, porém, já estava marcada para sempre pela descoberta da modernidade e dos trópicos.

ATIVIDADES

1 – Quais as principais características do Movimento de Contracultura?

 

2 – Qual grupo social era representado neste movimento?

 

3 – Quais as expressões do Movimento Contracultura no Brasil?

 

4 – Quais foram as principais propostas para a música brasileira eram propostos pelo Tropicalismo?

 

5 – Qual a principal manifestação do Movimento da Contracultura no cinema brasileiro, qual foi a proposta inovadora?

 

 

Atividades Google Formulários ( https://forms.gle/7qdQvkLYCadCKPvq5  )

 

PRAZO DE ENTREGA

De 03.11.até 07.11.2020

 

Através do e-mail, whats, correção individual, etc....

e.mail: ( uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br )

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

URSS – Breve Histórico

AULA CMSP EM 21.10.2020 (https://youtu.be/L89Ox72dZ6g )

Josef Stalin (1924-1953): Pacto de Varsóvia e repressão a opositores;

Nikita Kruschev (1953-1964): desestalinização da URSS – desativou gulags, libertou presos políticos e concedeu certa liberdade de expressão e de imprensa. Em 1956, Kruschev denuncia diversos crimes contra a humanidade cometidos por Stalin, causando um grande abalo no Partido Comunista.

Era Gorbachev (1985-1991)

       Crise econômica: gastos militares após a Guerra do Afeganistão e com a corrida armamentista retomada no início da década de 1980;

       Desgaste do modelo planificado: defasagem tecnológica, aumento das importações, inclusive no campo;

       Corrupção no Partido Comunista e burocracia estatal;

       Queda na qualidade dos serviços públicos;

       Crise moral do socialismo;

       Aumento dos problemas sociais: alcoolismo.

 

Glasnost (Transparência)

 

       Combate à corrupção, com demissão de funcionários do alto escalão do governo;

       Liberdade de presos políticos;

       Fim da censura;

       Direito à greve;

       Pluripartidarismo

 

Perestroika (Reestruturação)

 

       Retirada das tropas do Afeganistão;

       Cortes no orçamento militar;

       Modernização dos setores produtivos;

       Abertura econômica para o setor da indústria e de serviços;

       Fim de monopólios estatais (alimentos).

Agosto de 1991: os conservadores do Partido Comunista prenderam Gorbachev;

Três dias depois, a população reagiu, indo às ruas e pedindo o retorno de Gorbachev ao poder. Boris Yeltsin, líder da ala reformista, aderiu ao movimento. Gorbachev foi reconduzido ao poder;

8 de dezembro de 1991: Rússia, Belarus e Ucrânia declaram independência;

Boris Yeltsin declarou a extinção da URSS e anunciou a criação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes);

25 de dezembro de 1991: Mikhail Gorbachev renunciou ao poder. Boris Yeltsin assumiu o controle do arsenal bélico da extinta URSS.

Atividades  Google Forms (https://forms.gle/4PEjbdzLF8VJAJWU6 )

COM BASE NOS ESTUDOS DO CENTRO DE MÍDIAS, PESQUISE E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1 – Quais fatores contribuíram para o colapso da URSS ?

2 – Quais os principais programas elaborados para a modernização da URSS ?

3 – O que significa  Glasnost ? Quais foram as medidas adotadas?

4 – O que foi a Perestroika ?

5 – Quais os países que se formaram com o fim da URSS ?

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

AULA DO CMSP EM 30.09.20202 (https://youtu.be/tJmoD4VDbfI )

.

 

 

 

ATIVIDADES

Google formulários ( https://forms.gle/hHTWwxqsoys49u2A6 )

 



 

 

Governos Militares no Brasil

 

Governo Geisel (1974-1979)

Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.

 

Geisel anuncia a abertura política lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço. Nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das grandes cidades.

 

Os militares de linha dura, não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas dependências do DOI-Codi em São Paulo. Em janeiro de 1976, o operário Manuel Fiel Filho aparece morto em situação semelhante.

 

Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.

 

Governo Figueiredo (1979-1985)

A vitória do MDB nas eleições em 1978 começa a acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares de linha dura continuam com a repressão clandestina. Cartas-bomba são colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos advogados do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no centro de convenções do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovido por militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.

 

Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como : Partido dos Trabalhadores ( PT ) e o Partido Democrático Trabalhista ( PDT ).

 

A Redemocratização e a Campanha pelas Diretas Já

Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.

 

ATIVIDADES GOOGLE FORMS (https://forms.gle/E4pTZbGTxiRG259UA )

 

 

1 - A Lei da Anistia, de 1979, teve como significado político a(o)

a) alteração na ordem constitucional para perpetuar os mecanismos de controle estatal.

b) regulamentação legal da violência praticada pelo Estado contra os opositores do governo.

c) engajamento da população na defesa das reformas de base propostas pelos trabalhadores e estudantes.

d) desdobramento do processo de abertura política, marcado pelas lutas contra a limitação das liberdades democráticas.

 

 

2 - Continuando o processo de abertura política da ditadura militar, João Batista Figueiredo realizou uma grande reforma partidária que substituiu o bipartidarismo de tempos da ditadura pelo pluripartidarismo. Sobre esses partidos, podemos afirmar que:

a)     da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; surgindo ainda o PT, o PDT e o PP.

b)    b) da Arena surgiu o PDS; do MDB, o PMDB; aparecendo ainda o PSDB, o DEM e o PT.

c)     c) da Arena surgiu o PDS; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PDT e o PP.

d)    d) da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PSDB e o Prona.

e)     e) da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PSTU e o PSB.

 

3 - O governo de João Batista Figueiredo economicamente teve que enfrentar diversos problemas e crises, marcando o fim do chamado “milagre econômico brasileiro”, cujas causas foram tanto de ordem interna quanto externa. Dentre as últimas, podemos destacar:

a) a moratória do México, em 1982, e a estagflação nos EUA.

b) a moratória do México, em 1982, e a crise do petróleo, em 1979.

c) a crise do petróleo, em 1974, e a queda das bolsas de valores na Rússia.

d) a recessão inglesa no início da década de 1980 e a moratória do México em 1982.

e) a estagflação nos EUA e as consequências do neoliberalismo no Chile.

 

 

4 - (Unicamp-SP) O movimento pelas Diretas Já provocou uma das maiores mobilizações populares na história recente do Brasil, tendo contado com a cobertura nos principais jornais do país. Assinale a alternativa correta.

 

a) O movimento pelas Diretas Já, baseado na emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira, exigia a antecipação das eleições gerais para deputados, senadores, governadores e prefeitos.

b) O fato de que os protestos populares pelas Diretas Já pudessem ser veiculados nas páginas dos jornais indica que o governo vigente, ao evitar censurar a imprensa, mostrava-se favorável às eleições diretas para presidente.

c) O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular.

d) As manifestações populares pelas Diretas Já consistiram nas primeiras marchas e protestos civis no espaço público desde a instituição do AI-5, em dezembro de 1968.

 

 

 

                                ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

AULA DO CMSP EM 30.09.20202 (https://youtu.be/tJmoD4VDbfI )

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ATIVIDADES

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Governos Militares no Brasil

 

Governo Geisel (1974-1979)

Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.

 

Geisel anuncia a abertura política lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço. Nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das grandes cidades.

 

Os militares de linha dura, não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas dependências do DOI-Codi em São Paulo. Em janeiro de 1976, o operário Manuel Fiel Filho aparece morto em situação semelhante.

 

Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.

 

Governo Figueiredo (1979-1985)

A vitória do MDB nas eleições em 1978 começa a acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares de linha dura continuam com a repressão clandestina. Cartas-bomba são colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos advogados do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no centro de convenções do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovido por militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.

 

Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como : Partido dos Trabalhadores ( PT ) e o Partido Democrático Trabalhista ( PDT ).

 

A Redemocratização e a Campanha pelas Diretas Já

Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.

 

ATIVIDADES GOOGLE FORMS (https://forms.gle/E4pTZbGTxiRG259UA )

 

 

1 - A Lei da Anistia, de 1979, teve como significado político a(o)

a) alteração na ordem constitucional para perpetuar os mecanismos de controle estatal.

b) regulamentação legal da violência praticada pelo Estado contra os opositores do governo.

c) engajamento da população na defesa das reformas de base propostas pelos trabalhadores e estudantes.

d) desdobramento do processo de abertura política, marcado pelas lutas contra a limitação das liberdades democráticas.

 

 

2 - Continuando o processo de abertura política da ditadura militar, João Batista Figueiredo realizou uma grande reforma partidária que substituiu o bipartidarismo de tempos da ditadura pelo pluripartidarismo. Sobre esses partidos, podemos afirmar que:

a)    da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; surgindo ainda o PT, o PDT e o PP.

b)    b) da Arena surgiu o PDS; do MDB, o PMDB; aparecendo ainda o PSDB, o DEM e o PT.

c)    c) da Arena surgiu o PDS; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PDT e o PP.

d)    d) da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PSDB e o Prona.

e)    e) da Arena surgiu o PFL; do MDB, o PMDB; formando-se ainda o PT, o PSTU e o PSB.

 

3 - O governo de João Batista Figueiredo economicamente teve que enfrentar diversos problemas e crises, marcando o fim do chamado “milagre econômico brasileiro”, cujas causas foram tanto de ordem interna quanto externa. Dentre as últimas, podemos destacar:

a) a moratória do México, em 1982, e a estagflação nos EUA.

b) a moratória do México, em 1982, e a crise do petróleo, em 1979.

c) a crise do petróleo, em 1974, e a queda das bolsas de valores na Rússia.

d) a recessão inglesa no início da década de 1980 e a moratória do México em 1982.

e) a estagflação nos EUA e as consequências do neoliberalismo no Chile.

 

 

4 - (Unicamp-SP) O movimento pelas Diretas Já provocou uma das maiores mobilizações populares na história recente do Brasil, tendo contado com a cobertura nos principais jornais do país. Assinale a alternativa correta.

 

a) O movimento pelas Diretas Já, baseado na emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira, exigia a antecipação das eleições gerais para deputados, senadores, governadores e prefeitos.

b) O fato de que os protestos populares pelas Diretas Já pudessem ser veiculados nas páginas dos jornais indica que o governo vigente, ao evitar censurar a imprensa, mostrava-se favorável às eleições diretas para presidente.

c) O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular.

d) As manifestações populares pelas Diretas Já consistiram nas primeiras marchas e protestos civis no espaço público desde a instituição do AI-5, em dezembro de 1968.

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

 

AULA DO CMSP EM 23.09.2020 (https://youtu.be/SwVcO3FHXJY )

Operação Condor

A Operação Condor foi um acordo de colaboração entre os aparelhos de repressão dos Estados da América Latina onde vigoravam regimes militares.

 

 

No Governo Dutra (1946-1950)

A Operação Condor foi uma articulação político-militar internacional firmada entre países da América do Sul a partir da segunda metade da década de 1970. Entre esses países, estavam Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Brasil, à época em que neles prevaleciam regimes políticos comandados por militares. O objetivo da operação era debelar estruturas de organizações político-revolucionárias de orientação comunista a partir do compartilhamento de informações dos sistemas de inteligência e da ação conjunta das forças de repressão desses países. A Operação Condor tornou-se tema de grandes discussões após o fim dos regimes militares e o consequente processo de redemocratização dos países citados.

Contexto

A Operação Condor foi fruto de um contexto conturbado da história da América Latina. A sucessão de golpes militares que houve a partir da década de 1960, como aquele ocorrido no Brasil, na passagem de março para abril de 1964, estava ligada à atmosfera de tensão ideológica típica da época da Guerra Fria. Essa tensão tornou-se ainda maior após a Revolução Cubana, ocorrida em 1959, e, principalmente, após a autodeclaração de associação ao comunismo por parte dos comandantes dessa revolução, em 1961, e a formação da Organização de Solidariedade Latino-Americana (OLAS), em 1962, encabeçada por Fidel Castro, que tinha por objetivo a difusão das práticas revolucionárias na América Latina.

Muitos grupos revolucionários – alguns deles dissidências dos velhos partidos comunistas, como a Ação Libertadora Nacional (ALN) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B) – nasceram na América Latina, no início dos anos 1960, com o objetivo de tomar o poder pela via guerrilheira, a exemplo de Cuba e da China. Com a instalação dos regimes militares, vários aparelhos contrarrevolucionários de repressão foram montados com vistas à perseguição e ao desmantelamento desses grupos. A Operação Condor foi o resultado da junção desses aparelhos repressores contrarrevolucionários.

Desenvolvimento da operação

A sequência de golpes de Estado operados por militares na América Latina, na segunda metade do século XX, ocorreu na seguinte ordem: em 1954, no Paraguai; em 1964, no Brasil; em 1966, Argentina; em 1970, na Bolívia e, em 1973, no Chile e no Uruguai. Em alguns desses casos, a central de inteligência dos EUA (CIA) forneceu apoio direto e indireto – o que foi recorrente também em algumas missões da Operação Condor. Como alguns países, como o Brasil, anteciparam-se na criação de aparelhos de repressão, os outros que vieram na sequência da cadeia de instauração do militarismo acabaram por partilhar da experiência do vizinho. Foi nessa ambiência que a Operação Condor foi montada.

Entre as ações da Operação Condor que se destacaram, podemos citar o assassinato do diplomata chileno Orlando Letelier, que aconteceu em 21 de setembro de 1976, em Washington. Essa ação foi orquestrada pela DINA, política secreta do Chile à época de Pinochet. Letelier estava ligado ao presidente Salvador Allende, morto em 11 de setembro de 1973 durante o golpe das Forças Armadas chilenas. O atentado contra o diplomata teve a anuência do então secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, que, em 16 de setembro de 1976, emitiu ordem à CIA para que não interferisse no plano dos agentes da DINA. Kissinger teria se envolvido em outras colaborações com a Operação Condor, valendo-se de sua posição estratégica.

Outra ação bem conhecida da Operação Condor foi o sequestro do major Joaquim Pires Cerveira, membro da Frente de Libertação Nacional (FLN) – organização que havia planejado e sequestrado o embaixador da Alemanha Ocidental em 1970, no Rio de Janeiro – e de João Batista Rita Pereda, também revolucionário partícipe da luta armada. O sequestro de ambos ocorreu em Buenos Aires, em ação conjunta entre a polícia brasileira e a argentina. Ambos foram dados como desaparecidos, e seus corpos nunca foram descobertos.

A Operação Condor, naturalmente, foi e continua sendo alvo de intensas discussões em virtude dos meios empregados na repressão, o que incluía tortura, sequestro e morte. No entanto, o que é ressaltado por quem reflete mais acuradamente sobre ela é o fato de a maioria dos alvos da operação ter sido composta de agentes revolucionárias, que igualmente sequestraram, torturaram e mataram para que seus projetos fossem levados a cabo. A Operação Condor, portanto, foi um dos capítulos da guerra travada “nas sombras” entre grupos comunistas e os aparelhos de repressão militar durante a Guerra Fria.

 

ATIVIDADES

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1 - Revogou o Ato Institucional nº 5, mas fez incorporar à Constituição a possibilidade do Presidente da República decretar Estado de Sítio, sem a aprovação do Congresso Nacional. Propôs a Lei da Anistia que, aprovada, no início de 1980 libertou os presos políticos e permitiu aos exilados retornar ao país.

Essas resoluções ocorreram respectivamente nos governos de

a) Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo.

b) Garrastazu Médici e João Batista Figueiredo.

c) Garrastazu Médici e Ernesto Geisel.

d) Costa e Silva e João Batista Figueiredo.

e) Costa e Silva e Garrastazu Médici.

 

2 A Operação Condor foi a versão internacional latino-americana de órgãos de repressão às organizações revolucionárias de orientação comunista. No Brasil, sua expressão maior foi:

a) no MR8 – Movimento Revolucionário 8 de outubro

b) no COLINA – Comando de Libertação Nacional

c) na Operação Lava Jato

d) na Operação Bandeirante

e) na Operação Satiagraha

 

3 No período em que o Brasil foi dirigido por governos militares a decretação do AI 5 (Ato Institucional número 5) representou um "endurecimento" do regime instalado em 1964, que pode ser explicado pela(s):

a) inquietação dos setores militares favoráveis à redemocratização.

b) ação dos grupos de oposição, que trocaram a luta armada pela oposição parlamentar ao regime.

c) crise decorrente do impedimento do Presidente Costa e Silva.

d) crise econômica resultante do esgotamento do milagre brasileiro.

e) crescentes manifestações oposicionistas de líderes políticos, estudantes e intelectuais contra o regime.

 

4 - O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:

a) convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.

b) criar novos ministérios e empresas estatais.

c) decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos.

d) contratar maiores empréstimos no exterior.

e) promover uma reformulação do sistema partidário.

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

ATIVIDADES

 

AULA DO CMSP EM 16.09.2020 (https://youtu.be/5pVAo9GlhR0 )

 



 

No Governo Dutra (1946-1950)

Constituição de 1946

Direito ao voto a todos os brasileiros alfabetizados (50% da população);

Direito a greve, exceto para atividades essenciais;

Proibição do divórcio.

As ligas camponesas

Surgiram no Brasil durante o Estado Novo (1937-1945):

Formada por trabalhadores rurais sem terra, pequenos proprietários e diaristas;

Com a eleição de Dutra e o alinhamento do Brasil com os EUA, as ligas passaram a ser reprimidas;

SAPPP (Sociedade dos Agricultores, Plantadores e Pecuaristas de Pernambuco – Engenho Galileia – PE):

•             Auxiliar os camponeses com despesas funerárias;

•             Prestar assistências médica, jurídica e educacional;

•             Cooperativa de crédito para o camponês.

A SAPPP sofreu represálias dos proprietários da região. O advogado Francisco Julião apoiou a SAPPP e conseguiu legalizá-la em 1955.

Movimento Negro

Abdias do Nascimento (1914-2011) foi ator, professor, escritor e político brasileiro, fundador da companhia teatral Teatro Experimental do Negro em 1944. Em 1948, o dramaturgo Nelson Rodrigues foi obrigado pela censura a substituir Abdias por um ator branco, na peça Anjo Negro, que tinha como tema central o racismo. Atuou em outras organizações de defesa dos negros e dos direitos humanos. Foi indicado ao Nobel da Paz em 2010.

1953 – Um ano de contestações

Panela Vazia: marcha de cerca de 60 mil trabalhadores no centro de São Paulo.

Greve dos 300 mil: iniciada em São Paulo com trabalhadores do setor têxtil, a greve logo se alastrou para outros setores e cidades brasileiras.

Greve dos Marítimos: trabalhadores dos portos de Santos, do Rio de Janeiro e de Belém paralisaram.

Aumento salarial

Fim do controle estatal sobre os sindicatos

Reação do governo: após tentativas de repressão, houve a nomeação de João Goulart para o Ministério do Trabalho. Promessa de 100% de aumento dos salários, cumprida em 1º de maio de 1954

Êxodo Rural

Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Conhecido como o Rei do Baião, levou para todo o país a cultura musical do Nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra.

 

ATIVIDADES

Google formulários ( https://forms.gle/WhpQ4dXQZ7QC7jNz8 )

 

1 – Analise o Grafico




A)     Aumentar o salário dos trabalhadores

B)      Aumentar o índice de produção de mercadorias

C)      Aumentar preço dos produtos, desvalorização dos salários e aumento do custo de vida

D)     Aumento do poder de compra e liberdade de escolhas

 

2 Analise a Charge

 


 

A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek ao:

A) evidenciar que o incremento da malha viária diminuiu as desigualdades regionais do país.

B) destacar que a modernização das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno.

C) enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições socioespaciais.

D) ressaltar que o investimento no setor de bens duráveis incrementou os salários de trabalhadores.

E) mostrar que a ocupação de regiões interioranas abriu frentes de trabalho para a população local.

 

3 - O último dos presidentes brasileiros do período democrático de 1945 a 1964 foi João Goulart. Entre os projetos políticos elaborados por João Goulart que foram considerados populistas, pode(m) ser citado(as):

a) As Reformas de Base.

b) As Reformas de Centro.

c) As Ligas Camponesas.

d) O Projeto de privatização da Petrobras.

e) O Projeto de socialização dos meios de produção.

 

 

 

 


ATIVIDADES
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA – O POPULISMO
Primeiramente, é importante lembrar que tal época do regime republicano brasileiro é estudado em capítulo à parte por se tratar de um breve hiato entre as duas ditaduras que puseram à prova a democracia brasileira: a primeira, o Estado Novo de Getúlio Vargas, que vigorou entre 1937 e 1945 e a segunda, a ditadura dos chefes militares, considerada mais drástica, que administrou o país no período entre 1964 a 1985. Já a razão da moderna nomenclatura para esses 19 anos de democracia no Brasil - República Liberal - baseia-se no fato de todos os importantes representantes do cenário político do país terem ocupado o poder, ainda que em breves períodos. Costumava-se rotular tal momento democrático como de predominantemente populista, pelas marcantes administrações de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart, símbolos emblemáticos desta corrente. Apesar de suas marcantes passagens pela presidência, a verdade é que os grandes grupos políticos foram todos representados no período.
A política brasileira estava centrada em três principais partidos, entre os quais orbitavam menores siglas; os três grandes eram:
PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, visto como o representante das classes mais baixas e humildes da sociedade, bem como da baixa classe média.
PSD, Partido Social Democrático, cujos representantes estavam alinhados aos interesses da alta classe média, proprietários rurais e membros do alto escalão do funcionalismo público.
UDN, União Democrática Nacional, partido visto como defensor das classes em posição mais acima na pirâmide social brasileira, e de orientação liberal-conservadora.
Em geral, os dois primeiros, PTB e PSD costumavam se unir à época das eleições, pois seus programas tinham mais pontos coincidentes entre si, em detrimento da UDN. Além disso, os dois partidos foram criados por Getúlio Vargas perto do fim do Estado Novo, para compor o novo cenário democrático que se aproximava.
Por outro lado, o partido campeão de votos e dominante no Congresso Nacional era o PSD, que não estava tão intimamente ligado às elites, mas também distante das classes mais pobres. Corroborando tal equidistância, o PSD, no final do período, ao contrário da imagem legada de maior simpatia ao programa do PTB, estava mais ligado à agenda da conservadora UDN. Tal fato vai ligar-se à implementação do golpe de 1964, pois o PTB rumava para uma maior radicalização, aliando-se a forças cada vez mais à esquerda, como o PCB, que mesmo na clandestinidade, operava discretamente aliando-se aos trabalhistas. O medo da incerteza sobre até que ponto iria tal guinada para a esquerda do partido do presidente João Goulart deu o apoio da classe média aos militares para que dessem o golpe, com o intuito de restabelecer o equilíbrio do status quo político. A intervenção militar deveria ser temporária, tal como ocorreu com a intervenção que permitiu Juscelino Kubitschek tomar posse como presidente eleito. Subiu ao poder o general Castelo Branco, que deveria ocupar o mandato temporariamente até as eleições de 1965. Mas a percepção dos militares de que deveriam permanecer no poder, para "terminar o seu trabalho" predominou, e uma nova ditadura, que daria fim ao período liberal se instalou.















Com base na aula do CMSP 09.09.2020 (https://youtu.be/S9ROnNKMEJU) , pesquise e responda as questões abaixo:

ATIVIDADES GOOGLE FORMULÁRIOS:
https://forms.gle/Cvh9cHTXwqKcoph56

1 – Qual grupo social foi responsável pela vitória eleitoral de Getúlio Vargas em 1950?
O que marcou essa segunda etapa de seu governo?
2 - O que foi o atentado na Rua Toneleiros no Rio de Janeiro, em 1954?
3 – Descreva a política econômica adotada por Juscelino Kubitschek. Quais foram os principais resultados de sua aplicação?
4 - O que os gráficos podem indicar a respeito do projeto desenvolvimentista de JK no que diz respeito às condições socioeconômicas nas diferentes regiões brasileiras?



As atividades feitas no caderno devem ser enviadas por fotos. A entrega pode ser feita através do WhatsApp  ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (uarajuo@prof.educacao.sp.gov.br.

Colocar nome do aluno número série/turma.

PRAZO DE ENTREGA
DE 14.09 ATÉ 19.09.2020
Encaminhar para meu e.mail: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES
Com o término da Segunda Guerra Mundial começa um novo conflito com características que o tornam bem diferente de qualquer outro na história: a Guerra Fria. Uma “guerra de nervos” marcada pela disputa pela hegemonia política, militar, econômica e ideológica entre as superpotências Estados Unidos, liderando o bloco capitalista, e a União Soviética, capitaneando o bloco socialista.
Dentre as peculiaridades da Guerra Fria abordadas neste módulo estão a nova etapa histórica da corrida armamentista caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas e a corrida espacial.
O módulo também aborda a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), seus objetivos, suas agências especializadas e o Conselho de Segurança, o surgimento da Alemanha Oriental (socialista) e da Alemanha Ocidental (capitalista) e a criação do muro de Berlim, um dos símbolos da Guerra Fria.
A conclusão deste módulo se dá com uma análise dos fatores que levaram ao colapso do socialismo real, as reformas empreendidas por Mikhail Gorbatchev na Rússia e o fim da Guerra Fria.
Expressão utilizada p/ designar um conflito político, ideológico, econômico e militar indireto entre EUA e URSS que se inicia após a Segunda Guerra Mundial.
Temas abordados nas aulas
Resumo esquemático.
Características
Conflito ideológico:
Capitalismo (EUA)   X    Socialismo (URSS).
Ordem mundial bipolar:
Era das Superpotências.
Corrida armamentista;
“Corrida espacial”;
Permanente estado de tensão;
Coexistência pacífica (1953-1962).
EUA e o Bloco Capitalista
Doutrina Truman (1947)
Política externa dos EUA que usaria de diversos meios p/conter a expansão e influência socialistas.
Macarthismo
Perseguição à comunistas ou suspeitos de sê-lo ocorrida nos EUA no início da década de 1950 (sen. Joseph McCarthy).
Plano Marshall (1947)
Plano de ajuda financeira dos EUA (13 bilhões de US$) p/ a Europa Ocidental.
OTAN (1949)
Aliança militar do Bloco Capitalista.
URSS e o Bloco Socialista
COMECON (1949)
Conselho de Assistência Econômica Mútua;
Integração econômica do Bloco Socialista.
Pacto de Varsóvia (1955)
Aliança militar do Bloco Socialista.

AULA DO CMSP EM 02/09 História - Guerra fria (1945-1991)-  https://youtu.be/TqhDcnOptf8
Com base na aula do centro de Mídias e no Resumo desenhado (https://youtu.be/uaS8gZXyNw0)
Pesquise e responda as questões abaixo:
1 – Como ficou dividida a Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial?
2 - Quais as origens da Guerra Fria?
3 – Qual o motivo do Surgimento do Pacto de Varsóvia?
4 – Qual o motivo da criação da OTAN?
5 – Explique o termo “Cortina de Ferro”





As atividades feitas no caderno devem ser enviadas por fotos. A entrega pode ser feita através do WhatsApp  ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (uarajuo@prof.educacao.sp.gov.br.

Colocar nome do aluno número série/turma.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES



A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991),  é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Causas
A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendiam a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear,  e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta.  Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã
Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.
A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas provocando maior insatisfação soviética e o que provocou a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.
Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.
Origem do nome
É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
Envolvimentos Indiretos
Guerra da Coreia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coreia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 
Fim da Guerra Fria
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanha são reunificadas.
No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
ATIVIDADES GOOGLE FORMS: https://forms.gle/APZVonjo3USBTuwe6
Atividades:
1 - Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:
a) Estados Unidos e Japão.
b) Inglaterra e União Soviética.
c) União Soviética e Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União Soviética.
2 - O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:
a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.
b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

3 - A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:
a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.
b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.





As atividades feitas no caderno devem ser enviadas por fotos. A entrega pode ser feita através do WhatsApp  ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (uarajuo@prof.educacao.sp.gov.br.

Colocar nome do aluno número série/turma.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
ATIVIDADES
Leia o texto resumo  e assista a aula do CMSP em 12.08(https://youtu.be/8Iy8PNXWMTU), para responder as questões.
A Era Vargas corresponde ao período em que Getúlio Vargas (1882-1954) governou o Brasil em três momentos:
1.            Governo Provisório: 1930-1934
2.            Governo Constitucional: 1934-1937
3.            Estado Novo: 1937-1945
Governo Provisório (1930-1934)
O Governo Provisório caracterizou-se pelo início do processo de centralização do poder, pela eliminação dos órgãos legislativos em níveis federal, estadual e municipal e ausência de eleições.
Também foram criados novos ministérios como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde, ambos em 1930.
Estas medidas, somadas à nomeação de interventores estaduais, provocaram o descontentamento de vários estados. Em particular, o estado de São Paulo, que pegou em armas contra Getúlio Vargas, num levante conhecido como a Revolução Constitucionalista.
Após a Revolução Constitucionalista de 1932, Getúlio Vargas teve que promover eleições legislativas e convocar a Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Carta Magna em 1934.
Governo Constitucional (1934-1937)
Durante o Governo Constitucional ocorre a Revolta Comunista, conhecida como Intentona, em oposição ao governo.
O Partido Comunista Brasileiro estava ilegal desde 1927 e muitos de seus membros participaram da ANL (Aliança Nacional Libertadora). No entanto, esta também seria extinta e vários dos seus membros foram perseguidos.
Alguns setores do PCB e da ANL tentam tomar o poder através das armas e então, tentam articular a Intentona Comunista, de 1935, dirigida por Luís Carlos Prestes (1898-1990). O golpe não se concretiza e a repressão foi feroz, incluindo torturas e prisões ilegais por parte da polícia política chefiada por Filinto Müller (1900-1973).
Dois anos mais tarde, em 1937, Getúlio Vargas alega que existia outra tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen. Este será o pretexto para o fechamento do Congresso, cancelamento das eleições presidenciais e a anulação da Constituição de 1934.
Na verdade, o plano foi realizado pelo capitão integralista e aliado de Vargas, Olímpio Mourão Filho (1900-1972), e utilizado pelo governo para justificar o estado de sítio e inaugurar o Estado Novo.
Estado Novo (1937-1945)
O Estado Novo é considerado o período mais repressivo e ditatorial da Era Vargas, quando é proclamada a Constituição de 1937. Ao mesmo tempo é lembrado como uma época dourada onde os direitos trabalhistas foram criados.
Anova Carta Magna extinguiu os partidos políticos, instituiu o regime corporativo e acabou com a independência entre os três poderes. Por ter sido inspirada na Constituição polonesa de 1926 foi apelidada de "Polaca".
Ademais, a partir de novembro de 1937, Vargas impôs a censura aos meios de comunicação para impedir que a mídia divulgasse qualquer crítica ao governo.
Em 1938, indignados com o rumo centralista que tomava o governo, a Ação Integralista Brasileira planeja um golpe. Liderada por Plínio Salgado (1895-1975) e Gustavo Barroso (1888-1959), os integralistas tentam tomar o poder, mas são derrotados e seus participantes são presos ou exilados.
No plano econômico, a Era Vargas se caracteriza por medidas de nacionalização, bem como levar a cabo sua política trabalhista com a concepção da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). No âmbito legislativo, estabeleceu o Código Penal e o Código de Processo Penal.
Atividades:
Google formulários: https://forms.gle/zmsNBTwgVXdB2XAWA
COLOCAR NOME COMPLETO DO ALUNO, SÉRIE, TURMA. NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA. QUANDO MANDAR FOTOS, VERIFICAR SE ESTÃO LEGÍVEIS.

1 - O presidente que assumiu o governo do Brasil após a Revolução de 1930 foi:
Washington Luís
Getúlio Vargas
Júlio Prestes
Luís Carlos Prestes
João Pessoa
2 – Pode-se afirmar quanto a Revolução de3 1932 que:
Foi liderada pelos comunistas
Objetivava a implantação de um regime democrático
Defendia a convocação de uma Assembleia Constituinte
Ocorreu na cidade do Rio de Janeiro
Contou com a aprovação de Getúlio Vargas e de João Pessoa.

3 - Em 1932, foi promulgado um novo Código Eleitoral para o Brasil com o objetivo de controlar a insatisfação dos constitucionalistas, sobretudo os paulistas. Esse código é considerado inovador na história do Brasil porque:

a) determinou que o mandato presidencial seria de seis anos com direito a uma reeleição.

b) garantiu que o voto não seria mais obrigatório.

c) instituiu a possibilidade de coligações partidárias no Brasil.

d) concedeu direito de voto para as mulheres maiores de 21 anos.

e) acabou com a Justiça Eleitoral, que havia sido criada em 1898.










ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

ATIVIDADES
AULA CMSP EM 05/08

https://youtu.be/Q-uExLNfW1Q


Operação Barbarossa (1941)
Maior operação militar da história da humanidade.
Inaugura a Frente Oriental na Segunda Guerra Mundial.
26 milhões de soviéticos mortos.
Apesar de aumentar suas fronteiras, o Terceiro Reich sofreu uma grande derrota em território soviético (Batalha de Moscou, 1941-42).
Batalha de Stalingrado (1942-43): nova vitória dos soviéticos, auxiliados pelo rigoroso inverno russo.
Frente Oriental – EUA x Japão
EUA x Japão: disputas territoriais na região do Pacífico desde o século XIX.
Kamikazes (sopro divino, em japonês): aviões carregados de explosivos se lançam contra o alvo, em ataques suicidas.
7 de dezembro de 1941: aviões japoneses destroem 3 couraçados e centenas de aviões que estavam estacionados em Pearl Harbor.
2.335 mortos e 1.143 feridos.
8 de dezembro de 1941: EUA declara guerra ao Japão.
Campanha no Pacífico: conquistas japonesas em Hong Kong, Birmânia e Filipinas, administradas pelos EUA.
O Brasil na Segunda Guerra Mundial
Entre 1941 e 1944, 35 navios brasileiros foram atacados pelos alemães. Entretanto, a guerra contra o Eixo só foi declarada em agosto de 1942, e o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para o campo de batalha só ocorreu em julho de 1944. As razões foram:
Brasil vivia um regime de exceção (Estado Novo, 1937-45).
Apesar do alinhamento político com as “nações fortes”, Getúlio Vargas negociava com os Estados Unidos incentivos econômicos, como o financiamento da Cia. Siderúrgica Nacional.
Política da Boa Vizinhança, praticada pelos Estados Unidos em relação aos demais países americanos.
Carta do Atlântico (falsa equidistância pragmática).
A cobra fumou! Campanha da Itália (1944)
Dizia a opinião pública: “Mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra!”
Formada por 25.334 homens, dos quais 457 não retornaram, a FEB lutou em importantes batalhas, como a de Monte Castelo e Fornovo. Liderada pelo general Mascarenhas de Moraes, a FEB substituiu tropas estadunidenses  nas ofensivas no norte da Itália, contribuindo para libertar a região da ocupação nazista.

VEJA A AULA ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Em agosto de 1942, o Brasil declarou guerra à Alemanha, posicionando-se ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Em consequência dessa declaração de guerra, o Brasil organizou aproximadamente 25 mil soldados e enviou-os ao “front” italiano para derrotar tropas alemãs que defendiam posições em regiões montanhosas na Itália. Qual foi o motivo que levou o Brasil a declarar guerra à Alemanha?
a) A ameaça americana de invadir o Brasil caso não declarasse guerra contra a Alemanha.
b) O ataque de submarinos alemães contra navios mercantes brasileiros.
c) O assassinato de um diplomata brasileiro por um general alemão na Itália.
d) A eclosão da Intentona Integralista.
e) A invasão do espaço aéreo brasileiro por aviões alemães.
2 - “Quando a guerra finalmente eclodiu em 1939, Getúlio e seus generais […] preferiram permanecer neutros até que os Estados Unidos estivessem preparados para pagar um preço justo pelo apoio brasileiro. Além disso, os brasileiros continuavam a cultivar relações com as potências do Eixo como parte do jogo de usá-las contra os Estados Unidos.
SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p.170.
A posição brasileira durante os anos iniciais da Segunda Guerra Mundial foi de neutralidade com o intuito de barganhar sua aliança com os Estados Unidos, uma vez que Vargas era mais inclinado a se aliar com os Aliados. Para garantir o apoio brasileiro, os Estados Unidos aceitaram:
a) Doar milhões para um projeto de desenvolvimento social que estava sendo implementado no Nordeste.
b) Reduzir os preços de todas as mercadorias vendidas para o Brasil em 10% durante 20 anos.
c) Financiar a construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda.
d) Dar apoio econômico para o desenvolvimento de um programa de inteligência que seria utilizado por Vargas para garantir sua continuidade no poder.
e) Doar milhares de barris de petróleo retirados das refinarias americanas no Alasca.
3 - Como ficaram conhecidas as tropas brasileiras que foram enviadas para lutar no “front” italiano a partir de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial?
a) Força Extraordinária Brasileira
b) Força Especial Brasileira
c) Força Expedicionária Brasileira
d) Forças Armadas Brasileiras
e) Força Emergencial Brasileira
LINK GOOGE FORMS
https://forms.gle/dhq6H2YugMztqyKr5
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES

Alunos que entregarem por e.mail ou foto, Colocar nome do aluno número série/turma na primeira linha da folha.

Resumo da Segunda Guerra Mundial
A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos são os mais diversos: luta por território, movimentos separatistas, religião, intolerância étnica, riquezas naturais, divergências políticas, entre outros. Em razão dos conflitos mundiais, o mapa-múndi não permanece com uma configuração fixa. Essa dinâmica cartográfica torna o trabalho dos cartógrafos difícil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos países.
No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
Tal acontecimento proporcionou drásticas transformações no espaço geográfico mundial, especialmente na Europa. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território europeu.
Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios.
A partir dessa ideologia, os países citados promoveram invasões a outros territórios com a intenção de anexá-los aos seus respectivos domínios. A Alemanha se apoderou de países próximos, como a Áustria e a Tchecoslováquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itália, que conquistou a Albânia. O Japão invadiu diversos territórios na região do Pacífico.
A consolidação da guerra aconteceu somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato, imediatamente, Inglaterra e França saíram em defesa do país invadido, declarando guerra à Alemanha. Mais tarde, em 1941, a então União Soviética ingressou também no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exército alemão. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito após receber um ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor.
O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros.
Após muitos confrontos envolvendo os países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.
Com base na aula do CMSP 29.07.2020, pesquise e responda as questões:



ATIVIDADES
1 - A frase “Entre a desonra e a guerra, eles escolheram a desonra, e terão a guerra”, de Winston Churchill, refere-se:
a)        à formação da Liga das Nações.
b)        ao Tratado de Versalhes.
c)         à Conferência de Munique e à Política de Apaziguamento.
d)        à Guerra Civil Espanhola.
e)        ao Pacto de Ribentropp-Molotov.

2 - “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.”
(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Entre esses problemas, identificamos:
a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

3 - A Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:
a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos.
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.
4 - Em relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.


https://forms.gle/5MAwLxpewmVLs9xd6







                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES
Os alunos que não fizeram as atividades deverão deixara as atividades em dia;
Os alunos que já entregaram as atividades podem refazer se houver alguma dúvida.
Poderá ser entregue também as atividades propostas nas aulas do CMSP de sua série
As atividades estão no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:
3C mbehlzc
3D 5o7djbd
3E oo4ww57

Observação: Colocar NOME DO ALUNO, NÚMERO – SÉRIE/TURMA.
O PRAZO DE ENTREGA SERÁ SOMENTE ATÉ O DIA 29/07.
e.mail: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
PRAZO DE ENTREGA

PRAZO 20.07 ATÉ 27.07.2020
Mandar pelo meu email: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES

Reencaminhando as atividades da semana passada
A partir dos conteúdos estudados na aula de 06.07.2020 no Centro de Mídias SP em 06/07/2020: https://youtu.be/8Mkh7sTMWx4.
Faça uma pesquisa e responda as questões abaixo:

1 – O que é um regime totalitário?
2 - Entre as características dos Regimes totalitários defina o militarismo.
3 - Quais as consequências da Primeira guerra Mundial para a Itália na economia e na sociedade?
4 – Qual o significado do termo “fascio”?
5 - Caracterize os principais pontos da ideologia fascista.
6 - O que foi a Marcha sobre Roma?
7 - Caracterize as leis Fascistas adotadas por Mulossini.

Atividades postadas no googleforms no link abaixo:


As atividades feitas no caderno devem ser enviadas por fotos. A entrega pode ser feita através do WhatsApp  ou ainda pelo centro de mídias (CMSP) no classroom, e também podem me entregar pelo e-mail (uarajuo@prof.educacao.sp.gov.br.

Colocar nome do aluno número série/turma.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Com base nos estudos do CMSP em 29/06 - História – a crise de 1929


Também com base no resumo do link abaixo




Resumo
Responder no caderno encaminhar foto para e.mail: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br ou no Google sala de aula: formulários.


Causas?
O que foi a euforia nos mercados de ações?
O que foi o Crack da Bolsa de valores?
Como a grande depressão atingiu o Brasil?
Qual a solução encontrada?
O que foi o New Deal de 1933?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


ATIVIDADES 3°S ANOS ENSINO MÉDIO
Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais

22/06 - 3ª série EM - História - A revolução russa de 1917



2 - (UFES) A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país.Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo. *
a) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório.
b) Lenin, prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário.
c) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP).
d) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.
e) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

3 - (PUC/RJ) Considerando-se em conjunto a Revolução de 1905 na Rússia, quanto às suas características e resultados principais, pode-se afirmar que, do ponto de vista das origens de 1917, sua maior importância foi: *
a) Possibilitar a instalação de uma Monarquia Constitucional, dando liberdade aos partidos políticos.
b) Conceder autonomia às várias nacionalidades do Império Russo, além de revelar o acerto dos populistas.
c) Permitir a eleição da Duma e completar a abolição da servidão beneficiando milhões de camponeses.
d) Suscitar o aparecimento dos sovietes, demonstrar o peso decisivo do problema agrário e revelar a fraqueza da burguesia.
e) Abrir caminho ao desenvolvimento capitalista, assim como à reforma agrária, pela eliminação dos partidos revolucionários.

4 -A vitória da Revolução de Outubro de 1917 não garantiu a estabilidade política da Rússia que se viu tomada por uma guerra civil travada entre: *
a) o exército liderado por Trotsky contra as forças armadas patrocinadas por nobres e burgueses.
b) a guarda imperial, fiel ao czar, contra os bolcheviques, liderados por Lenin.
c) o exército russo contra milícias rurais que tinham o auxílio dos operários urbanos.

d) o exército vermelho contra o exército branco, apoiado pelo czar


PRAZO DE ENTREGA
Data – 29 de junho até 05 de julho
Entrega pelo e.mail : uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br

Atividades do Google formulário.

22/06 - 3ª série EM - História - A revolução russa de 1917 - CMSP


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
Em virtude da dificuldade de muitos alunos em conectar-se ao Google Sala de Aula, estou reencaminhando as mesmas atividades da semana passada.
A partir dos conteúdos trabalhados no CMSP e das atividades da semana anterior, responder o questionário no link abaixo:

https://forms.gle/29UCB6ukrphJhrKv7
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES

A partir dos conteúdos trabalhados no CMSP e das atividades da semana anterior, responder o questionário no link abaixo:

https://forms.gle/29UCB6ukrphJhrKv7
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES

Assistir o vídeo abaixo no Youtube:

Atividades Fazer um resumo do vídeo acima:
1- Como funciona o mercado de ações?
2- Como funcionou o esquema de especulação na Bolsa de Valores?
3-Explique quais foram os motivos da crise?
4-O que foi a Grande Depressão?
5-Quais os planos do governo soviético para dinamizar sua economia no período entreguerras?
6- Como se chamava o programa de reformas lançado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt?





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES
Assista os vídeos abaixo: Canal Brasil Escola:

e

Responda as seguintes questões:
1 – Qual era o cenário político e social da Rússia no século XIX e XX?
2 – Qual o motivo da insatisfação dos trabalhadores urbanos?
3 – Quem eram os Mencheviques? O que este grupo defendia?
4 – Quem eram os Mencheviques? O que este grupo defendia?
5 – O que foi o “Domingo Sangrento”?
6 - O que eram os Sovietes?
7 – O que foi a NEP? Quais os objetivos dessa política?






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
Assista o vídeo abaixo:

Responda as seguintes questões: Atividades sobre Primeira Guerra Mundial

1. Entre 1914 e 1918, a Europa e alguns países de outros continentes estiveram envolvidos na Primeira Guerra Mundial. A respeito desse evento, que teve profundas repercussões nas décadas posteriores, resolva as questões a e b:
a) Explique o que foram a guerra de movimentos e a guerra de trincheiras.

b) Descreva a organização de uma trincheira.

2. Explique o que foi a Paz Armada (Belle Époque)?
3. Identifique os principais movimentos nacionalistas e revanchistas que se desenvolveram na Europa no início do século XX. Aponte seus objetivos.

4. Quais países faziam parte dos blocos antagonista na Primeira Guerra Mundial?
a) Tríplice Aliança.
b) Tríplice Entente.

5. Qual fato serviu de estopim para a Primeira Guerra Mundial? Explique.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/08 ATÉ 08/05


Assistir vídeo disponível no YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=bC62ZAIf7KM
Responder as questões abaixo:
1 Quais os países ou continentes que fizeram parte da segunda Revolução Industrial?
2 Quais as justificativas de dominação das potências europeias para estabelecer a dominação?
3  Quais necessidades determinaram o Imperialismo?

4 Por que as doutrinas imperialistas estimularam o racismo?


Encaminhar para meu e.mail: uaraujo@prof.educacao.sp.gov.br




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


ATIVIDADES
Atividade 3. Comparando Mapas Históricos. Caderno do aluno.
Com ajuda do mapa interativo no link abaixo, ou de livros didáticos identifique as modificações dos territórios e fronteiras da Europa, no aspecto geopolítico após a Primeira Guerra Mundial (1914 -1918);
Mapa interativo. Disponível em http://geacron.com/home-em/. Acesso em 23 set.2019.
      a)    Quais impérios desapareceram após a Primeira Guerra Mundial?
      b)    Que países surgiram depois da Primeira Guerra Mundial?
      c)    Quem determinou a nova configuração política da Europa?







ATIVIDADE

 Ver o filme: "Onde está Segunda Feira".


  • Netflix ou no YouTube. É possível baixar pelo Snap Tube.
    Responder as seguintes questões:
    Na sua opinião, é necessário conter o crescimento populacional? Explique sua resposta 
    Haveria outras possibilidades de ação sem pensar no controle populacional? Tendo como base a vivência da humanidade até nossos dias.
    É possível estabelecer um paralelo entre o filme( Ficção) e a realidade atual? Justifique.

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