ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Atividade - Avaliativa Temos dois recados importantes pra você! 1o Recado! ⚠️ATENÇÃO ESTUDANTES⚠️ Já está disponível na SED a 2a Etapa da Avaliação
Diagnóstica de Retorno, não deixe de fazer a sua! Acesse a prova: https://sed.educacao.sp.gov.br/ Essa avaliação é de grande importância para a
recuperação das aprendizagens de vocês estudantes. 2o Recado! Nessa semana de 14 a 18-12-2020 todas as atividades do
Google Classroom ou do blog (de todos os bimestres) poderão ser realizadas e
enviadas para o seu professor no e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, não fique de fora dessa, aproveite e conclua o ano com
tranquilidade e garanta sua nota! Boa semana! |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Atividade -
Avaliativa Temos dois recados importantes pra você! 1o Recado! ⚠️ATENÇÃO ESTUDANTES⚠️ Chegaram as últimas avaliações na escola: a Avaliação
Diagnóstica de Retorno. Essa avaliação é de grande importância para a
recuperação das aprendizagens de vocês estudantes. ➡️TODOS deverão retirá-las na escola entre os dias 7 à
14 de dezembro. ➡️Horário: das 8h00 às 21h00. 🔴 Importante: Realizem as provas e enviem a
foto da folha de respostas (primeira
folha) para o/a seu/sua professor (a) de língua portuguesa e de matemática
até, impreterivelmente, o dia 14 (próxima segunda-feira). Entrem em contato com os professores de língua
portuguesa/ matemática 2o Recado! Nessa semana de 07 a 11/12/2020 todas as atividades do
Google Classroom ou do blog (de todos os bimestres) poderão ser realizadas e
enviadas para o seu professor no e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, não fique de fora dessa, aproveite e conclua o ano com
tranquilidade e garanta sua nota! Boa semana! |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Não fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com
atividades práticas e interativas! Plataforma Google
Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ5NjMzODY0MTRa
PRAZO
DE ENTREGA 30/11 a 04-12-2020
Atividade - Avaliativa TEMA: VALORES CONTEMPORÂNEOS QUE CERCAM O TEMA DA
FELICIDADE E DAS DIMENSÕES PESSOAIS E SOCIAIS DA FELICIDADE Se puder, leia o código de barra
no caderno do aluno nas páginas 96 “A Felicidade - Mônica Dias -
Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil”, escute as músicas dos
códigos de barra - 5,6,7,8 e 9 da página 97. OBS: se você não conseguir ler os códigos
de barra com o celular, não tem problema, apenas responda as questões abaixo. Responda: 1. A minha felicidade pode
significar a infelicidade do outro? 2. De onde vem a nossa ideia de
felicidade? 3. Temos pontos de vista acerca da
felicidade que podem ser compartilhados por todos? A atividade deverá ser enviada para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br com a seguinte identificação: Nome, Número, Série OBS: Pode ser foto do caderno, arquivo no word ou outro programa de
digitação. Boa semana!
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Não
fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com atividades
práticas e interativas! Plataforma Google
Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ5NjMzODY0MTRa PRAZO DE ENTREGA
23 a 30-11-2020 Atividade Leia a
página 88 e início da 89 do Caderno de Filosofia/4o Bimestre e escreva se
existe diferença entre a Filosofia e a Literatura. A atividade deverá ser enviada para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br com a seguinte identificação: Nome, Número, Série OBS: Pode ser foto do caderno, arquivo no word
ou outro programa de digitação. Bom
estudo! OBS:
PREZADO ALUNO, A AAP - AVALIAÇÃO PROCESSUAL OCORRERÁ ATÉ 30/11/2020, E CONTINUA ONLINE! INFORMAMOS
DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO DA
REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE
MÉDIA FINAL DO ANO LETIVO DE
2020. Boa
semana!
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Não fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com
atividades práticas e interativas! Plataforma Google
Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ5NjMzODY0MTRa PRAZO
DE ENTREGA 09 a
13-11-2020
Atividade Tempo previsto: 2
Horas/Aula Olá queridos alunos, na aula passada estudamos o texto:
“Ética e Política - um assunto que vale
a pena retomar!” em que um dos maiores objetivos era aprofundar o tema sobre
a ética e relacioná-lo com a importância de cobrarmos uma postura pública de
nossos representantes.
Com certeza você já ouviu falar de “esquerda” ou “direita” na política, esse termo surgiu na Revolução Francesa e posteriormente no Império de Napoleão Bonaparte, vamos ler um pequeno trecho que ilustra essa história, retirado do site https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquerda_e_direita_(pol%C3%ADtica)#:~:text=H%C3%A1% 20um%20consenso%20geral%20de,%2Dlibert% C3%A1rios%2C%20conservadores%2C%20reacion%C3%A1rios%2C: “Os termos "esquerda"
e "direita" apareceram durante a Revolução
Francesa, de 1789, e o subsequente Império de Napoleão
Bonaparte, quando os membros da Assembleia
Nacional se dividiam em partidários do
rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda. Um
deputado, o Barão de Gauville explicou: "Nós começamos a reconhecer uns
aos outros: aqueles que eram leais à religião e ao rei (imperador) ficaram
sentados à direita, de modo a evitar os gritos, os juramentos e indecências
que tinham rédea livre no lado oposto." No entanto, a direita pôs-se
contra a disposição dos assentos porque acreditavam que os deputados deviam
apoiar interesses particulares ou gerais, mas não formar facções ou partidos
políticos. A imprensa contemporânea, ocasionalmente, usa os termos
"esquerda" e "direita" para se referir a lados opostos ou
que se opõem. Ao longo do século XIX na França, a principal linha divisória
de Esquerda e Direita foi entre partidários da República e partidários da Monarquia. Quando a Assembleia Nacional foi
substituída em 1791 por uma Assembleia Legislativa, composta inteiramente por
novos membros, as divisões continuaram. Os "Inovadores" sentavam-se
do lado esquerdo, os "moderados" reuniram-se no centro, enquanto
que os "defensores da consciência da Constituição" encontraram-se
sentado à direita (onde os defensores do Ancien Régime se
sentavam anteriormente). Quando a Convenção
Nacional seguinte se reuniu em 1792, a
disposição dos assentos continuou, mas após o golpe de Estado de 2 de Junho
de 1793 e a prisão dos Girondinos, o lado direito do conjunto ficou deserto e os membros
restantes que se haviam lá sentado mudaram-se para o centro. Todavia, após o 9 Termidor de 1794 os membros da extrema-esquerda foram excluídos
e o método de cadeiras foi abolido. A nova Constituição incluiu regras para a
assembleia que iria "acabar com os grupos do partido. No entanto, após a
Restauração em 1814–1815 clubes políticos foram novamente formados.
A maioria de ultra-monarquistas escolheram sentar-se à direita. Os
"constitucionais" sentaram-se no centro, enquanto os independentes
sentaram-se do lado esquerdo. Os termos extrema-direita
e extrema-esquerda, bem como de centro-direita e centro-esquerda, chegaram a ser usados para descrever as nuances
da ideologia de diferentes seções da montagem. Os termos "esquerda"
e "direita" não foram usados para se referir a uma ideologia
política, mas apenas à localização das cadeiras no Legislativo. Depois de
1848, os principais campos opostos eram os democrático-socialistas La Montagne e os
"reacionários" que usaram bandeiras vermelhas e brancas para
identificar sua filiação partidária. Com o estabelecimento da Terceira
República em 1871 os termos foram
adaptados pelos partidos políticos: a esquerda republicana, o centro-direita,
centro-esquerda (1871), a extrema-esquerda (1876) e a esquerda radical
(1881). A partir do início do século XX, os termos Esquerda e Direita
passaram a ser associados a ideologias políticas específicas e foram usados
para descrever crenças políticas dos cidadãos, substituindo gradualmente os
termos "vermelhos" e "reação" ou "republicanos"
e "conservadores". Em 1914, a metade esquerda da legislatura foi
composta por socialistas unificados, republicanos socialistas e radicais
socialistas, enquanto os partidos que foram chamados de "esquerda"
agora se sentam do lado direito. Havia assimetria na utilização
dos termos direita e esquerda pelos lados opostos. A Direita principalmente
negou que o espectro Esquerda-Direita fosse significativo porque o viam como
artificial e prejudicial à unidade. A Esquerda, no entanto, buscando mudar a
sociedade, promoveu a distinção.[19] Como Émile Chartier observou em 1931, "Quando as pessoas me perguntam
se há divisão entre partidos de direita e partido de esquerda, homens da
direita e homens de esquerda, se ainda faz sentido, a primeira coisa que me
vem à mente é que a pessoa que faz a pergunta não é, certamente, um homem de
esquerda". Na França, a Esquerda tem sido
chamada de "o partido do movimento" e a Direita de "o partido
da ordem." Os termos esquerda e direita
vieram a ser aplicados na política britânica durante as Eleições gerais de
1906, que viu o Partido Trabalhista emergir como uma terceira força e no
final de 1930 em debates sobre a Guerra Civil
Espanhola. Marx no Manifesto do Partido Comunista, afirma que a classe média pertencia à direita. "classe média — pequenos
comerciantes, pequenos fabricantes, artesãos, camponeses — combatem a burguesia porque esta
compromete sua existência como classes médias. Não são, pois,
revolucionárias, mas conservadoras; mais ainda, reacionárias, pois pretendem
fazer girar para trás a roda da história". Críticas Existem, entretanto, críticas
consideráveis e consistentes sobre a "simples - redução" da
política num simples "Eixo - esquerda-direita". Alguns cientistas
políticos têm sugerido que a classificação de "esquerda" e
"direita" perdeu seu significado no mundo moderno. Embora esses
termos continuem a ser utilizados, eles defendem um espectro mais complexo
que tenta combinar as dimensões políticas, econômicas e sociais.[26] O jornalista Eric Dupin observou que os
termos "direita" ou "esquerda" são cada vez menos
relevantes na arena pública. Mesmo no seio da população, os reflexos
ideológicos são certamente menos acentuados do que antes, e as diferentes
visões do mundo e da sociedade já não podem expressar-se claramente no
contexto habitual da polarização esquerda-direita.[27] Friedrich Hayek sugere que é
errado ver o espectro político como uma linha (Eixo), com os chamados "revolucionários" à
esquerda do Rei e/ou Imperador, os conservadores à
direita e os liberais no meio. Ele posiciona cada grupo, no canto de um
triângulo.[28] Para o pensador italiano Norberto Bobbio o pós-União
Soviética foi seguido com o aparecimento de algumas linhas que apontavam o
fim da dicotomia direita-esquerda, mas Bobbio no livro Direita e Esquerda - razões e significados de uma distinção política,
publicado em 1996, discordou de argumentos que preconizavam a perda de
influência da polaridade direita-esquerda. No estudo de Bobbio as forças de
direita e esquerda existiam e moviam a política e todas as relações de poder
e cultura de boa parte do planeta na década de 1990.[29] Há acadêmicos que apontam, inclusive, que em alguns casos a simples
dicotomia entre direita/esquerda pode ser antidemocrática, como é o caso de
Mateus Henrique de Faria Pereira: A guerra de memória, quando se divide entre um combate entre
“esquerdistas” e “direitistas”, aceita diversos pressupostos da lógica
autoritária. No entanto, a democracia não pode ser “conquistada” por nenhuma
ideologia: a democracia pressupõe a intensificação da pluralidade, do justo,
da simetria e do dissenso de Faria
Pereira. ATIVIDADE Você acredita que é
válido, ainda nos dias de hoje, tratar a política com a nomenclatura
“esquerda” ou “direita”? Comente segundo o texto. Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br em forma de arquivo ou foto do caderno. Boa
semana! |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Atividade Tempo
previsto: 2 Horas/Aula Antes de adentrarmos no assunto, vamos
ler o significado da palavra “ética” em um dicionário: parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que
motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano,
refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e
exortações presentes em qualquer realidade social. Caso queira saber da página em que eu consultei a resposta, retirei da página da internet: https://www.google.com/search?q=%C3%A9tica+significado&oq=%C3%89tica&aqs=chrome. 4.69i57j35i39l2j0i433l3j46j0.3428j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 Também pesquisei em um site interessante (https://abstracta.pro.br/etica/) sobre a Ética e inseri aqui embaixo para você
poder estudar: Ética é uma palavra que
vem do termo grego ethos, que quer dizer “bom costume” ou “aquele que possui
caráter”. Ética é uma área da filosofia
que se dedica a estudar, entender e postular a respeito de assuntos morais. Em termos mais práticos, a ética é a área da filosofia que estuda as
condutas do ser humano em sociedade. Comportamentos
éticos são aqueles comportamentos considerados corretos, que não ferem a lei,
o direito de outra(s) pessoa(s) ou qualquer espécie de juramento feito
anteriormente. Por esses motivos é comum ouvir expressões como ética médica,
ética jurídica, ética empresarial, ética governamental, ética pública etc. A ética pode parecer ser semelhante a lei, mas nem tanto. Certamente,
todas as leis deveriam ser regidas por princípios éticos. Mas a ética em si
tem a ver com a conduta de um cidadão frente a seus semelhantes, é uma
questão de respeito pela vida, patrimônio e bem estar próprio e alheio. Ética
é questão de honestidade e de retidão de caráter. A lei não cobre todos os
princípios éticos e nem toda atitude antiética é criminosa. Por exemplo, a
mentira é algo antiético, mas mentir em si não é considerado crime. Uma das mais importantes contribuições para a área da filosofia ética
deve-se a Aristóteles e seu livro “Ética a Nicômaco”. Este livro, na verdade,
é uma coletânea composta por dez livros. Nestes livros, Aristóteles mostra-se
preocupado com a educação e com a felicidade de seu filho. Através deste
pretexto, o filósofo desenvolve um livro que leva os leitores a refletirem a
respeito de suas ações, buscando pensar de forma racional e buscar a
felicidade: tanto a individual quanto a coletiva. A ética, para Aristóteles é parte da política e precede a política:
para que haja política é preciso que, antes, exista a ética. Na filosofia de Aristóteles, agir com ética é fundamental para
alcançar a felicidade, tanto a individual quanto a coletiva. A felicidade à
qual o filósofo se refere não tem a ver com paixões, riquezas, prazeres ou
honrarias, mas sim com uma vida de virtudes, sem pender para nenhum dos
extremos. O livro “Ética a Nicômaco” exerceu grande papel na história da
filosofia, pois foi o primeiro tratado escrito a respeito da ação do ser
humano em sociedade e ao longo da história da humanidade. Após Aristóteles, a ética tomou outro rumo durante a Idade Média.
Neste período, devido à grande influência da religiosidade da época e dos
costumes tanto cristãos quanto islâmicos. Assim, a ética já não era mais a
eudaimonia, ou seja, a busca pela felicidade, mas sim a interpretação de
preceitos e mandamentos da religião. Durante o período do Renascimento, a filosofia do período pedia a
negação dos costumes medievais. Por isso, a ética voltou às suas origens. A
preocupação religiosa já não era mais tão constante. A ética havia voltado a
dizer respeito à vida em sociedade, à busca da felicidade e a formas de
melhor convivência humana. As tradições religiosas foram relegadas a segundo
plano e as filosofias clássicas foram retomadas pelos homens renascentistas
da época. ÉTICA E MORAL Ética e moral são tópicos muito próximos, mas não são idênticos. A
moral tem a ver com a obediência de leis, normas, regras ou costumes. A moral
pode ser religiosa e, nesse caso, se trata da obediência aos mandamentos da
religião à qual se pertence. A ética engloba a moral, mas não se restringe a ela. A moral muda de
acorda com a época, a sociedade, a cultura na qual se vive. A ética, por sua
vez, também engloba questões antropológicas e psicológicas. Um psicopata, por
exemplo, pode não ter a mesma noção de ética que as outras pessoas. Ética ainda engloba política, sociologia, pedagogia e outras áreas. A
ética é a aplicação da moral e dos costumes, mas com fundamentos da razão, ou
seja, é a racionalização da cultura. ÉTICA
NO SERVIÇO PÚBLICO
Um ponto bastante discutido no Brasil é a ética no serviço público. O
ideal é que todos os seres humanos ajam com ética, mas aqueles que trabalham
com serviço público são mais observados em suas condutas. Ao ser eleito para um cargo público, o cidadão carrega a confiança que
a sociedade nele depositou e a esperança de que cumpra seu serviço com
valores éticos. Dois cargos públicos que frequentemente se encontram em problemas
éticos são os políticos e os policiais. Os escândalos políticos de corrupção, como mensalão e petrolão, são
resultado de atitudes criminosas que ferem a ética e a moral. Os escândalos
da polícia, em especial a militar, costumam envolver ações truculentas ou
tiros desnecessários, muitas vezes levando à morte de inocentes. Também são
ações que ferem a ética e a moral. Caso os profissionais passem a agir de forma ética, respeitarão mais a
sociedade, tanto sua vida como seu patrimônio. Assim, é possível que os
escândalos não aconteçam mais. ATIVIDADE Estamos em época de eleição para prefeitos e vereadores, a população
irá votar no dia 15 de novembro, escolher esses representantes da nossa
cidade para criar projetos, votar leis municipais, encaminhar verbas para
saúde, educação, segurança, e muitas outras áreas. De acordo com o texto
acima, você acha necessário que a população vigie os políticos para
observarem se eles possuem ética no serviço público? Comente. Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br em forma de arquivo ou foto do caderno.
Não
fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com atividades práticas
e interativas! 3ª série C https://classroom.google.com/c/MTI1MTc5NjI2NTU0 3ª série D https://classroom.google.com/c/ODQ5ODQxMzg0ODZa 3ª série E https://classroom.google.com/c/ODQ5ODIyODYxMDZa
Boa semana! |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Não fique de fora, conheça o Google Classroom
de sua sala, com atividades práticas e interativas! Plataforma
Google Classroom: 3ª série C https://classroom.google.com/c/MTI1MTc5NjI2NTU0 3ª série D https://classroom.google.com/c/ODQ5ODQxMzg0ODZa 3ª série E https://classroom.google.com/c/ODQ5ODIyODYxMDZa
PRAZO
DE ENTREGA 26 a 29-10-2020
Atividade Tempo
previsto: 2 Horas/Aula
Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br em forma de arquivo ou foto do caderno.
Boa
semana! |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Atividade Tempo
previsto: 2 Horas/Aula Leitura de texto:
Leia o texto abaixo, anote as palavras
desconhecidas em seu caderno, e se não tiver como consultar envie as palavras
para o e-mail valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, pode ser por escrito no caderno ou digitado no computador.
A concepção de felicidade na Ética aristotélica.E
A palavra ethos é de etimologia grega e significa comportamento, ação,
atividade. É dela que deriva a palavra ética. A ética é, portanto, o estudo
do comportamento, das ações, das escolhas e dos valores humanos. Mas no nosso
cotidiano ocorre de percebermos que há uma série de modelos de “éticas”
diferentes que postulam modos de vida e de ação, por vezes excludentes. Qual
é o melhor tipo de vida (se é que há um)? O que é a felicidade? É melhor ser
feliz ou fazer o bem ou o que é certo? Perguntas como essas são feitas em todas as épocas da história humana.
E desde a antiguidade clássica dos gregos, já havia muitos modelos de
respostas para elas. Uma delas é a fornecida pelo filósofo Aristóteles,
famoso por sua Metafísica. Vamos nos aprofundar um pouquinho mais no que ele
tem a nos dizer. Em seu livro “Ética a Nicômaco”,
Aristóteles consagrou a tão famosa ética do meio-termo. Em meio a um período
de efervescência cultural, o prazer e o estudo se confrontam para disputar o
lugar de melhor meio de vida. No entanto, a sobriedade de nosso filósofo o
fez optar por um caminho que condene ambos os extremos, sendo, pois, os
causadores dos excessos e dos vícios. A metrética (medida) que usa o estagirita (Aristóteles era chamado
assim por ter nascido em Estagira) procurava o caminho do meio entre vícios e
virtudes, a fim de equilibrar a conduta do homem com o seu desenvolvimento
material e espiritual. Assim, entendido que a especificidade do homem é a de
ser um animal racional, a felicidade só
poderia se relacionar com o total desenvolvimento dessa capacidade. A
felicidade é o estado de espírito a que aspira o homem e para isso é
necessário tanto bens materiais como espirituais. Aristóteles herda o conceito de virtude ou excelência de seus
antecessores, Sócrates e Platão, para os quais um homem deve ser senhor de
si, isto é, ter autocontrole (autarquia). Trata-se do modo de pensar que
promove o homem como senhor e mestre dos seus desejos e não escravos destes.
O homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza
adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. Não é dado às
pessoas simples nem inocentes, tampouco aos bravos, porém tolos. A excelência
é obtida através da repetição do comportamento, isto é, do exercício habitual
do caráter que se forma desde a infância. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Segundo Aristóteles, as qualidades do caráter podem ser dispostas de
modo que identifiquemos os extremos e a justa medida. Por exemplo, entre a
covardia e a audácia está a coragem; entre a belicosidade e a bajulação está
a amizade; entre a indolência e a ganância está a ambição e etc. É
interessante notar a consciência do filósofo ao elaborar a teoria do
meio-termo. Conforme ele, aquele que for inconsciente de um dos extremos,
sempre acusará o outro de vício. Por exemplo, na política, o liberal é
chamado de conservador e radical por aqueles que são radicais e
conservadores. Isso porque os extremistas não enxergam o meio-termo. Portanto, seguindo o famoso lema grego “Nada em excesso”, Aristóteles formula a ética da virtude baseada
na busca pela felicidade, mas felicidade humana, feita de bens materiais,
riquezas que ajudam o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, bem
como bens espirituais, como a ação (política) e a contemplação (a filosofia e
a metafísica). Por João Francisco P. Cabral Colaborador Brasil Escola Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas -
UNICAMP Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-concepcao-felicidade-na-Etica-aristotelica.htm Boa semana!
Não fique de fora, conheça o Google Classroom
de sua sala, com atividades práticas e interativas! 3ª série C https://classroom.google.com/c/MTI1MTc5NjI2NTU0 3ª série D https://classroom.google.com/c/ODQ5ODQxMzg0ODZa 3ª série E |
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
Encerramento do 3o Bimestre! Tempo
previsto: 2 Horas/Aula Essa semana você
poderá rever o conteúdo, retomar suas leituras e até mesmo opinar sobre as
dificuldade que teve para realizar as atividades. Não deixe de
retomar as leituras no caderno do aluno, pois você precisará desse conteúdo
no seu futuro. Não desanime! Após retomar as atividades, se quiser, envie sua
dúvida, crítica ou sugestão para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, pode ser
por escrito no caderno ou digitado no computador. Além de receber suas dúvidas, críticas e sugestões,
eu gostaria muito de saber como você está lidando com os estudos nessa
pandemia e o quê a Escola poderia fazer para facilitar seus estudos. Boa semana!
Não fique de fora, conheça o Google Classroom
de sua sala, com atividades práticas e interativas! 3ª série C https://classroom.google.com/c/MTI1MTc5NjI2NTU0 3ª série D https://classroom.google.com/c/ODQ5ODQxMzg0ODZa 3ª série E |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
QUESTÃO/DESAFIO Tempo
previsto: 2 Horas/Aula Nas aulas
anteriores estudamos temas importantes como: Liberdade e Democracia;
Cyberbullying; Jean Paul Sartre; Declaração Universal dos Direitos Humanos. QUESTÃO: Após as leituras das aulas anteriores
sobre a liberdade, você se considera uma pessoa livre? Não esqueça de
consultar o Caderno do Aluno e as aulas anteriores sobre o tema liberdade
segundo o filósofo Jean Paul Sartre, pois o objetivo é revisar para aprender. Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, pode ser
por escrito no caderno ou digitado no computador. Bom estudo!
Não fique de fora, conheça o Google Classroom
de sua sala, com atividades práticas e interativas! 3ª série C https://classroom.google.com/c/MTI1MTc5NjI2NTU0 3ª série D https://classroom.google.com/c/ODQ5ODQxMzg0ODZa 3ª série E |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
REVISÃO DE
CONTEÚDO Tempo previsto: 2 Horas/Aula Escreva
com suas palavras um pequeno entendimento dos principais assuntos estudados:
Não
esqueça de consultar o Caderno do Aluno e as aulas anteriores, pois o
objetivo é revisar para aprender. Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, pode ser
por escrito no caderno ou digitado no computador. Bom estudo! |
ATIVIDADE
Tempo previsto: 1 Hora/Aula
TEMA: Introdução à Filosofia Política
Leia a página 72 e 73 do Caderno do
Aluno:
Você
sabe o que é a geração “nem-nem”? Para realizar esse exercício de reflexão,
sugerimos que assista à entrevista da (TV Senado) sobre a temática.
Após a leitura, responda as questões 7
e 8 da página 72.
Não fique de fora, conheça o Google Classroom
de sua sala, com atividades práticas e interativas!
3ª série C
3ª série D
3ª série E
Bom estudo!
|
Não fique de fora, conheça o Google Classroom
de sua sala, com atividades práticas e interativas!
3ª série C
3ª série D
3ª série E
ATIVIDADE
Tempo
previsto: 2 Horas/Aula
Leia
atentamente os slides abaixo, pense e reflita!
Retome a aula do APP CMSP do dia 20/08/2020 sobre Liberdade:
Libertarismo, determinismo e dialética, ou se você não tem como assistir, não
tem problema, leia os artigos do texto da Declaração Universal dos Direitos
do Humanos na página 77 do caderno do aluno.
ATIVIDADE
Leia o fragmento de texto abaixo e
responda:
“Segundo o
relatório Desenvolvimento Humano, de 2004, para o Programa das Nações Unidas
para o Desenvolvimento (PNUD), a liberdade cultural pode ser compreendida a
partir da capacidade de cada pessoa decidir pela sua identidade e poder ser
quem é sem perder o respeito, sem ser ameaçada, punida ou excluída de outras
escolhas. Poder praticar abertamente a sua religião, falar a sua língua,
comemorar eventos e realizar festas de acordo com a sua herança étnica ou religiosa,
sem que que suas práticas signifiquem exclusão ou perda de oportunidades na
vida social e econômica, pode parecer algo prosaico, mas não é.”
O que é liberdade
cultural, segundo o texto?
A atividade deverá
ser enviada para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br com a seguinte identificação:
Nome, Número,
Série
OBS: Pode ser foto
do caderno, arquivo no word ou outro programa de digitação.
Bom estudo!
|
ATIVIDADE
Tempo
previsto: 2 Horas/Aula
Leia atentamente
os slides abaixo, pense e reflita!
Retome a leitura realizada na última aula sobre a
Liberdade segundo o Filósofo Jean Paul Sartre e faça um breve relatório sobre
seu entendimento do texto, o objetivo é entender o significado da Liberdade
segundo o filósofo.
A atividade deverá
ser enviada para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br com a seguinte identificação:
Nome, Número,
Série
OBS: Pode ser foto
do caderno, arquivo no word ou outro programa de digitação.
Bom estudo!
Não fique de fora, conheça o Google Classroom
de sua sala, com atividades práticas e interativas!
3ª série C
|
ATIVIDADES
Tempo previsto: 2 Horas/Aula
Leia atentamente os slides
abaixo, pense e reflita!
Leia abaixo um documento
fundamental para entendermos sobre a liberdade e a sua relação com a Lei.
Vamos analisar algumas frases
de Jean Paul Sartre para refletirmos sobre a Liberdade:
BIOGRAFIA
Jean-Paul Sartre nasceu em Paris, em 21
de junho de 1905. Criado pela mãe e pelo avô, estudou na Escola Normal
Superior, onde conheceu a escritora Simone de Beauvoir, em 1924, com quem
estabeleceu uma relação afetiva até sua morte. De 1931 a 1945 lecionou filosofia
em várias escolas secundárias. Recrutado em 1939 para a II Guerra Mundial,
acabou prisioneiro dos alemães entre 1940 e 1941. Depois de libertado, voltou
a lecionar e se integrou à Resistência Francesa, de oposição ao nazismo,
fundando o Movimento Socialismo e Liberdade.
Após a guerra, aproximou-se dos
comunistas. Em 1945 cria com outros intelectuais a revista Les Temps Modernes, que exerceu grande
influência sobre a intelectualidade francesa. Foi o primeiro diretor do hoje
tradicional jornal esquerdista Libération.
Em 1956 rompeu com o modelo socialista russo após a intervenção das tropas
soviéticas na Hungria. Na década de 1950 abraçou o comunismo maoísta –
dizendo ser o marxismo “a filosofia inevitável de nosso tempo” – e
posicionou-se publicamente em defesa da libertação da Argélia, da Revolução
Cultural da China e dos movimentos estudantis de 1968. Morreu em Paris, em
1980.
“A realidade humana não tem
desculpas: somos responsáveis pelo mundo, porque o elegemos. O homem é o
único legislador de sua vida, e a única lei de sua existência diz apenas:
‘escolhe-te a si mesmo’. Ou então, ‘fazer e, ao fazer, fazer-se’. A cada
momento o homem deve escolher o seu Ser, lançando-se continuamente a seus
possíveis e constituindo pouco a pouco a sua essência, através dessas
escolhas, contando, para agir, somente com a voz de sua consciência.”
A
FILOSOFIA DE SARTRE
Jean-Paul Sartre
(Reprodução/Reprodução)
O existencialismo de Sartre foi uma das
correntes mais importantes do pensamento francês, ganhando força, sobretudo,
nas décadas de 1950 e 1960, com forte repercussão na filosofia, na
literatura, no teatro e no cinema. Considerado por muitos o símbolo do “intelectual
engajado”, Sartre adaptava sempre sua ação às suas ideias, e o fazia sempre
como ato político. Foi aquele intelectual cujo pensamento influenciou
tendências e atitudes, pronunciando-se sobre acontecimentos políticos,
sociais e culturais de seu tempo (maitre
à penser). O termo sartriano tornou-se sinônimo de livre-pensador.
Para Sartre, o homem é um tipo
diferente de ser, pois pode pensar sobre a própria consciência e sobre o
mundo ao seu redor. Para o homem que se define por sua autoconsciência,
existir e refletir são a mesma coisa. A consciência humana não tem uma
essência definida, não tem um criador que tenha dado uma finalidade a priori para sua vida: “O homem é um
ser pelo qual o nada vem ao mundo”.
O que resta ao homem? Sua liberdade,
consequência básica dessa constatação. A única opção é criar. É durante a
própria existência que o homem define, a cada momento, o que ele é. Em outras
palavras, o homem constrói os significados de sua vida, seus objetivos,
metas, valores, sua visão de mundo, seu sentido. O homem é o único
responsável por seus atos e escolhas, criador de sua existência autêntica.
Vivemos presos numa teia de significados que nós mesmos criamos diante de um
mundo que, sozinho, nada significa. Não há nenhuma ética pronta, anterior a
nós mesmos, para nos guiar. Não há tábuas de apoio ou pretextos. Por isso, no
homem, “a existência precede a essência”.
Sartre tinha plena consciência de como
essa filosofia é extremamente angustiante: em vez de aceitarmos valores
prontos dados pela Igreja ou por uma tradição qualquer, somos completamente
responsáveis por nossos atos, por nossas escolhas, valores e sentidos. Em vez
de consumir éticas enlatadas, temos que produzir a nossa própria. Viver é uma
escolha: são as escolhas de cada homem que definirão a sua essência. E mais:
essas escolhas podem afetar, de forma irreversível, o próprio mundo. A
angústia, portanto, vem da própria consciência da liberdade e da
responsabilidade em usá-la de forma adequada: “O homem está condenado a ser
livre”.
O melhor para sermos felizes, então,
não seria assumir um sentido para a vida pronto, como uma religião qualquer
ou a busca pelo dinheiro? Não. A filosofia de Sartre defende a liberdade e a
autenticidade de cada ser humano como essenciais, não obstante a angústia que
tal liberdade pode nos trazer. Sartre chama de má-fé a atitude daqueles que,
renunciando à própria liberdade, assumem um papel pronto na sociedade;
aqueles que não são sujeito, mas objeto da própria vida.
A atividade dessa
semana será a realização de anotações em seu caderno de Filosofia. NÃO
PRECISA SER ENVIADA, pois será utilizada para seus estudos quando retornarmos
às aulas.
Não fique
de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com atividades práticas e
interativas!
3ª série C
3ª série D
3ª série E
Bom estudo!
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
Tempo previsto: 2 Horas/Aula
Leia atentamente os slides abaixo, pense e reflita!
ATIVIDADE:
Envie a
resposta da questão para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br,
com seu nome completo, número e série
Não fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com
atividades práticas e interativas!
3ª série C
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ATIVIDADES
BEM VINDO AO 3o BIMESTRE!
Você já ouviu falar em cyberbullying?
O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.
A palavra cyberbullying consiste na junção de duas palavras da língua inglesa, bullying e cyber. Cyber é uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é formada a partir da palavra inglesa bully, que significa valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em um verbo.
O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.
Podem ser consideradas cyberbullying ações como:
● exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;
● divulgação de fotografias íntimas;
● críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.
Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.
Cyberbullying e a lei
Apesar da sensação de segurança em que o agressor acredita estar, ele está cometendo crime e pode ser punido. O cyberbullying é passível de punição por meio do Código Penal quando configura os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria – Artigo 138 do Código Penal Brasileiro), crime de injúria racial (ataques racistas – Artigo 140 do Código Penal Brasileiro) e exposição de imagens de conteúdo íntimo, erótico ou sexual (Artigo 218-C do Código Penal Brasileiro incluído pela Lei 13.718, de 2018).
Em todos os casos, as punições previstas no Código Penal Brasileiro podem chegar a quatro anos de reclusão. Na esfera civil, os agressores podem ser condenados a pagar indenizações por dano moral. Quando o agressor é menor de idade, os seus responsáveis respondem pelos crimes diante do tribunal e podem ser condenados a pagar indenizações à vítima e à sua família.
Os perfis e e-mails falsos das redes sociais, utilizados por muitos agressores a fim de não terem a sua identidade real revelada, podem ser rastreados e descobertos por meio da análise do endereço de IP (uma espécie de endereço que registra e identifica qualquer ponto de acesso à internet). O IP pode ser descoberto por meio de uma investigação policial autorizada pelo poder judiciário.
Consequências do cyberbullying
Assim como ocorre com o bullying praticado fora do ambiente virtual, o cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio.
Quais atitudes você deve ter para evitar que seja vítima de cyberbullying
À primeira vista, falar em atitudes para evitar que o cyberbullying aconteça com você pode parecer estranho, visto que a vítima de uma agressão nunca deve ser responsabilizada pelo crime. No entanto, visto que as agressões existem, é sempre bom tomar certos cuidados para que você não seja uma vítima. Os principais cuidados são:
● Não expor muito a sua vida nas redes sociais;
● Evitar a exposição de intimidades na internet;
● Quando for atacado por alguém, bloquear essa pessoa;
● Não enviar fotos íntimas, contendo nudez parcial ou total, para outras pessoas, mesmo que seja seu/sua parceiro/parceira e que confie nessa pessoa;
● Em caso de exposição de fotos íntimas na rede, procurar uma delegacia de polícia para registrar imediatamente um boletim de ocorrência;
● Em caso de agressões que possam causar danos morais por injúria, calúnia e difamação, procurar uma delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência;
● Se for vitimado por alguma agressão, antes de tomar qualquer atitude, converse com seus responsáveis ou algum adulto de sua confiança que possa te apoiar e te auxiliar;
● Pais, mães e responsáveis devem sempre monitorar o que os menores fazem na internet, a fim de auxiliá-los quando sofrerem agressões ou coibirem possíveis atos agressivos praticados por eles.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cyberbullying.htm
Copie as questões abaixo no caderno ou faça em arquivo no word e mande para o email: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br e responda:
ATIVIDADE AVALIATIVA 03 a 07/08/2020 Filosofia
NOME:__________________________________________________Nº______ Série_______
Questão 01
Sobre o Cyberbullying é correto afirmar:
( ) É uma forma de agressão física, porém não é contínua;
( ) Não é uma forma de agressão baseada em comportamentos e somente agressão física.
( ) E a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
( ) NDA - Nenhuma das Alternativas
Questão 02
Faça um “X” na resposta correta:
( ) O cyberbullying não é uma prática criminosa
( ) O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, e demais ocorrência no mundo virtual e físico;
( ) O cyberbullying é baseado na realização de críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente
( ) NDA (Nenhuma das Alternativas)
Questão 03
Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Questão 04
O cyberbullying é passível de punição por meio do Código Penal quando configura os crimes contra a honra - calúnia, difamação e injúria. *
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Questão 05
Quando o agressor é menor de idade, nada pode lhe acontecer e nem aos seus pais e responsáveis, visto que o cyberbullying não é crime.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Questão 06
Os agressores podem ser rastreados e descobertos por meio da análise do endereço de IP (uma espécie de endereço que registra e identifica qualquer ponto de acesso à internet). O IP pode ser descoberto por meio de uma investigação policial autorizada pelo poder judiciário.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Questão 07
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Questão 08
Não expor muito a sua vida nas redes sociais; Evitar a exposição de intimidades na internet; Quando for atacado por alguém, bloquear essa pessoa; Em caso de exposição de fotos íntimas na rede, procurar uma delegacia de polícia para registrar imediatamente um boletim de ocorrência: são exemplos de atitudes você deve ter para evitar que seja vítima de cyberbullying.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Questão 09
O cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Questão 10
As vítimas do cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma, mas esses problemas nunca permanecem para sempre na vida da vítima.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
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ATIVIDADES
Enviar as
respostas no email: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br
Estamos na SEI - Semana de Estudos Intensivos, aproveite
para colocar em dia todas as atividades do Segundo Bimestre, pois ele se
encerra no dia 31/07/2020.
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ATIVIDADES
Olá
alunos!
A
semana de 13 a 17 é para assistir a aula e fazer anotações pessoais, não
precisa de enviar atividade, pois a Avaliação/Atividade vou postar na próxima
semana. Bom estudo a todos!
Link
da aula - ocorreu dia 09/07 no APP CMSP:
Quer
consultar um material de estudo para Ampliar o conhecimento e auxiliar no
ENEM?
Acesse
o google classroom e Bom Estudo!
Códigos
das turmas de Filosofia:
3ª
série C - sdflvrj
3ª
série D - 3esy2ag
3ª
série E - wlyjqcs
Atividade para quem não tem acesso ao Google Classroom:
Leia os textos e observe a imagem
abaixo, não esqueça de ler também as páginas 84 a 87 do Caderno do Aluno.
para responder a questão.
A filosofia política pode ser definida
como uma reflexão filosófica sobre a melhor maneira de organizar nossa vida
coletiva - nossas instituições políticas e nossas práticas sociais, como
nosso sistema econômico e nosso padrão de vida familiar. (Às vezes é feita
uma distinção entre política e social filosofia, mas usarei 'filosofia
política' em um sentido amplo para incluir ambos.) Os filósofos políticos
procuram estabelecer princípios básicos que, por exemplo, justifiquem uma
forma particular de estado, mostram que os indivíduos têm certos direitos
inalienáveis ou nos dizem como os recursos materiais de uma sociedade devem
ser compartilhados entre seus membros. Isso geralmente envolve analisar e
interpretar idéias como liberdade, justiça, autoridade e democracia e, em
seguida, aplicá-las de maneira crítica às instituições sociais e políticas
que existem atualmente. Alguns filósofos políticos tentaram principalmente
justificar os arranjos predominantes de sua sociedade; outros pintaram
quadros de um estado ideal ou de um mundo social ideal que é muito diferente
de tudo o que experimentamos até agora (veja o utopismo ).
A filosofia política é praticada desde que os seres humanos considerem
seus arranjos coletivos não imutáveis e parte da ordem natural, mas
potencialmente abertos à mudança e, portanto, necessitando de justificativa
filosófica... (Disponível em: https://www.rep.routledge.com/articles/overview/political-philosophy/v-1)
Para refletir - A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela
sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram
voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais. “Nós,
os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do
flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe
sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos
fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de
direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas,
e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes
de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos,
e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma
liberdade mais ampla.”“E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz
uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e
a segurança internacionais, garantir, pela aceitação de princípios e a
instituição de métodos, que a força armada não será usada a não ser no
interesse comum, e empregar um mecanismo internacional para promover o
progresso econômico e social de todos os povos.”“Resolvemos conjugar nossos
esforços para a consecução desses objetivos. Em vista disso, nossos
respectivos governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de
São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em
boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e
estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida
pelo nome de ‘Organização das Nações Unidas.”
Foto da ONU:
Para refletir - Foto da ONU -
Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma
organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente
para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais. “Nós, os povos das
Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da
guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos
indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do
homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos
homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a
estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações
decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam
ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida
dentro de uma liberdade mais ampla.”“E para tais fins praticar a tolerância e
viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para
manter a paz e a segurança internacionais, garantir, pela aceitação de
princípios e a instituição de métodos, que a força armada não será usada a
não ser no interesse comum, e empregar um mecanismo internacional para
promover o progresso econômico e social de todos os povos.”“Resolvemos
conjugar nossos esforços para a consecução desses objetivos. Em vista disso,
nossos respectivos governos, por intermédio de representantes reunidos na
cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram
achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações
Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será
conhecida pelo nome de ‘Organização das Nações Unidas.”Para refletir - Foto
da ONU - Organização das Nações
Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional
formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e
o desenvolvimento mundiais. “Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a
preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no
espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a
reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do
ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das
nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e
o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de
direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e
melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.”“E para tais
fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons
vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais,
garantir, pela aceitação de princípios e a instituição de métodos, que a
força armada não será usada a não ser no interesse comum, e empregar um
mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos
os povos.”“Resolvemos conjugar nossos esforços para a consecução desses
objetivos. Em vista disso, nossos respectivos governos, por intermédio de
representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus
plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a
presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma
organização internacional que será conhecida pelo nome de ‘Organização das
Nações Unidas.”
Questão: A política é uma forma de diminuir as desigualdades? Qual
seria o papel do Estado nessa luta para diminuir as desigualdades?
E não esqueçam de revisar as aulas
anteriores - semana que vem tem AVALIAÇÂO!
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ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDO E PREPARAÇÃO PARA
AVALIAÇÃO!
Retomada
da aula do App CMSP de 02/07/2020
Olá
alunos!
Vamos
retomar a aula de 02/07 no App CMSP de Filosofia!
Após
analisar o vídeoaula, faça suas anotações particulares, pois haverá atividade
avaliativa na próxima semana.
Acesse
o link da videoaula abaixo, mas
ela também estará postada no Google Classroom.
3ª série C / 3ª série D / 3ª série E:
Dica pra você estudar
melhor! Acompanhe a aula e depois leia os slides abaixo para compreender melhor:
OBS:
essa atividade não precisa ser enviada, mas aproveite para assistir com
atenção para a atividade avaliativa da próxima semana!
Bom estudo!
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ATIVIDADES
Olá pessoal!
Nessa semana iremos complementar da aula do App CMSP de
18/06/2020 no App CMSP de Filosofia.
Postei um vídeo na Plataforma Google Classroom rápido e
muito interessante sobre a Filosofia no dia a dia.
Então entre na Plataforma Google Classroom para
analisar a vídeoaula do Prof Mário Sérgio Cortela e responda à questão
proposta, não se esqueça de clicar em “enviar”.
Acesse o link dessa atividade na plataforma Google Classroom
clicando aqui:
3ª série C
Bom estudo!
Atividade para quem não consegue acessar o Google
Classroom:
1. Assista ao vídeo abaixo:
2. Responda a questão em uma folha
escrita ou digitada no computador ou celular:
O que você entendeu do vídeo? Faça um resumo.
3. Envie para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br (Nome
completo, número e série👍🤙🤘)
OBS: As atividades no Google Classroom são mais atrativas e fáceis, após
assistir vídeo e realizar atividades é só clicar em “enviar”, então não fique
de fora, procure um professor ou amigo que possa te ajudar a acessar as aulas
do APP CMSP e as atividades do Google Classroom!
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES
TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO –
COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO
Entre no link abaixo e realize o momento de estudo
consultando os slides para leitura e as atividades do Quiz:
3ª série C
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