ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 18/12/2020
– pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 14/12 a 18/12/2020
Queridos alunos, o
final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar
a nota ! É imprescindível
que façam as atividades postadas no blog da escola ou no classroom. Qualquer dúvida que
tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV.
Manter uma cópia do
texto explicativo no caderno. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 11/12/2020 – pelo WhatsApp
PV da professora ou pelo Google Classroom
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 07/12 a 11/12/2020
Queridos alunos, o
final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar
a nota ! É imprescindível
que façam as atividades postadas no blog da escola e no classroom. Qualquer dúvida que
tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV.
Manter uma cópia do
texto explicativo no caderno. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 07/12/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 30/11 a 07/12/2020
Modernismo – A
Arte do Séc. XX O marco
simbólico do modernismo no Brasil foi a Semana de Arte Moderna de 22. Faça uma
pesquisa sobre a Semana de 22 respondendo as questões abaixo: 1 – Onde e
quando foi realizada a Semana de Arte Moderna ou Semana de 22? 2 - Qual era a
intenção dos artistas em promover essa semana de exposição? 3 – Quais foram
os artistas que participaram dessa semana? 4 – Nas artes
plásticas as imagens abandonaram totalmente o realismo. Como eram essas
imagens?
Manter uma cópia do
texto explicativo no caderno. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 23/11 a 27/11/2020
Modernismo – A
Arte do Séc. XX O século XX, sem
dúvida foi um dos períodos mais agitados da história. Um século de grandes
descobertas, tragédias e conquistas importantes. Tudo isso acontecendo e
sendo divulgado pelos meios de comunicação, influenciando assim o artista
moderno que a tudo vê com seu olhar sensível e passa a se expressar
influenciado por esse mundo conturbado que o rodeia. Atividade: Pesquisar sobre
o “Modernismo no Brasil” destacando os itens abaixo: - Contexto
histórico -
Característica- Principais artistas - Quais as três
fases do Modernismo
Manter uma cópia do
texto explicativo no caderno. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO
DE ENTREGA
Até dia 09/11/2020
– pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom ATIVIDADES
Atividade
da semana de 09/11 a 13/11/2020
Expressionismo: O termo
Expressionismo pode ser aplicado em qualquer momento da história da arte para
designar a obra que abandona as ideias tradicionais e expressa as emoções do
artista através de deformações e exageros de forma e cor. Nesse sentido,
podemos chamar de expressionista o artista que dá importância aos sentimentos
e às reações humanas diante de fatos da vida. O artista
expressionista não retrata apenas o que ele vê, retrata principalmente o que
ele sente em relação ao fato que está presenciando, podendo para isso até
deformar figuras. O principal
artista desse movimento foi o norueguês Edvard Munch com a obra “O Grito” Atividade: Fazer uma
análise da obra “O Grito” de Edvard Munch Sugestão para a
atividade: Pesquisar no site: www.todamateria.com.br
Manter uma cópia do
texto explicativo no caderno. Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 06/11/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
ATIVIDADES
Atividade da semana de 03/11 a 06/11/2020
O Impressionismo é um movimento das artes que surgiu na França no
século XIX, sendo Claude Monet um dos principais artistas impressionistas. Nas pinturas impressionistas percebemos que as figuras não possuem
contornos nítidos e que, em sua grande maioria, são pinturas feitas ao ar
livre. Atividade: Observe uma obra impressionista qualquer ou a sugerida no link
abaixo, perceba as características impressionistas nessa imagem. Faça o
desenho de uma paisagem com as características do impressionismo.
Manter
uma cópia do texto explicativo no caderno. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
Atividade da semana de 26/10 a 30/10/2020
O Impressionismo é um movimento das artes que surgiu na França no
século XIX, sendo Claude Monet um dos principais artistas impressionistas. Nas pinturas impressionistas percebemos que as figuras não possuem
contornos nítidos e que, em sua grande maioria, são pinturas feitas ao ar
livre. Atividade: Observe uma obra impressionista qualquer ou a sugerida no link
abaixo, perceba as características impressionistas nessa imagem. Faça o
desenho de uma paisagem com as características do impressionismo.
Manter
uma cópia do texto explicativo no caderno. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
Atividade da semana de 19/10 a 23/10/2020
Impressionismo: As pinturas impressionistas estão entre as obras de arte que mais de imediato agradam ao olho moderno. Qualquer pessoa que gosta de pintura, seja estudioso, seja visitante de galerias, sente-se à vontade em sua presença. Elas representam o lado agradável da vida – excursões e amigos, passeios no campo, viagens em rios, etc. O estilo impressionista parece tão natural, tão verdadeiro, que é difícil pensar nele como revolucionário. A atração do impressionismo e suas limitações se confundem. Trata-se de uma visão de mundo simplesmente como o vemos, não como o pensamos ou sentimos; uma visão de superfície imediata e enganadora, na qual as formas sólidas se dissolvem num banho de cores. Monet, sua maior expressão, desejava pintar o que ele imaginava que um cego veria se recuperasse repentinamente a visão. Atividade: Fazer uma pesquisa sobre o impressionismo, destacando: - Contexto social. - Principais características. - Principais artistas - Principais obras - Nome da obra que deu origem ao Impressionismo. Justifique.
Manter uma cópia do texto explicativo no caderno. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.
|
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
Atividade da semana de 13/10 a 16/10/2020
FAUVISMO Nos primeiros anos do século XX, um grupo de artistas, entre eles
Henri Matisse (1869 – 1954) passou a usar a cor como o elemento mais
importante da obra de arte. Para
eles, o desenho, as linhas e a perspectiva ficavam em segundo plano, pois
tinham como princípio a simplificação das formas e o uso das cores puras,
tal como estão no tubo de tinta. Henri Matisse chegava a dizer que procurava pintar com a pureza de uma
criança ou de um selvagem que usam a cor apaixonadamente. Em 1905 no Salão de
Outono em Paris, o crítico de Arte Louis Vauxcelles, ao observar os quadros
tão agressivamente coloridos, os chamou de feras (fauves, em francês), dando
origem ao termo Fauvismo. Os artistas fauvistas usavam as cores puras, sem misturá-las, de
maneira instintiva e não intelectual. O Fauvismo influenciou toda a arte, desde o início do século XX até a
atualidade. Atividade: Observe a obra “A Dança” de Henri Matisse no link abaixo: https://www.saiacomarte.com/wp-content/uploads/2017/02/Matisse-the-Dance-1024x685.jpg Perceba as características do movimento fauvista: a simplificação das
formas (não há detalhes, as imagens são estilizadas), o uso exagerado das
cores, a imagem em único plano, a ausência de perspectiva. - Fazer uma composição visual (bem simples) com as mesmas
características do Fauvismo.
Manter
uma cópia do texto explicativo no caderno. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom. Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES
Atividade da semana de 28/09 a 02/10/2020
Op Arte
A Op. Arte é uma modalidade artística, que tem como objetivo criar a ilusão de movimento, interagindo com o observador. Como grande parte dos movimentos artísticos, ela também passou por vários estágios evolutivos através dos tempos. A história deste movimento passa por um longo processo: começa na antiguidade, no bojo das teorias da geometria e prossegue pela influência dos desenhos decorativos da cultura islâmica Apesar de conceitos tão antigos como a geometria, que está presente na essência e no movimento da Op Arte, existe uma grande influência também de conceitos modernos. Dentro das bases conceituais, a geometria ocupa lugar de destaque assumindo um papel fundamental no desenvolvimento Op Art: ela, na verdade, é a alma do movimento. O termo Op Art, foi criado em 1965, que em português quer dizer arte ótica. Os artistas envolvidos com essa vertente realizam pesquisas que privilegiam efeitos óticos, em função de um método ancorado na interação entre ilusão e superfície plana, entre visão e compreensão. Dialogando diretamente com o mundo da indústria e da mídia (publicidade, moda, design, cinema e televisão), os trabalhos da op art enfatizam a percepção a partir do movimento do olho sobre a superfície da tela. Nas composições - em geral, abstratas - linhas e formas seriadas se organizam em termos de padrões dinâmicos, que parecem vibrar, tremer e pulsar. O artista que mais se destaca e desenvolve os conceitos da Op Art é Victor Vasarely.
Atividade: Produzir uma obra com as características da Op Art, você pode ampliar parte da obra de modelo ou observar imagens de obras da Op Art no google imagens e escolher uma para reprodução.
Manter uma cópia do texto explicativo no caderno. Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno. |
ATIVIDADES
Atividade da semana de 21/09 a 25/09/2020
Referente a aula do CMSP Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a aula. 3série EM Discutindo a proposta e elaborando o Projeto com os estudantes Artes Visuais https://www.youtube.com/ watch?v=4pZM-cMNkUs Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno. |
ATIVIDADES
Atividade da semana de 14/09 a 18/09/2020
Referente a aula do CMSP de sexta feira dia 11/09/2020
(para quem não assistiu, segue o link abaixo)
Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou
atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a
aula.
3ª Série EM – Arte: Discutindo a proposta e elaborando o projeto com
os estudantes – Música – 11/09/2020 https://www.pebsp.com/videos/3a-serie-em-arte-discutindo-a-proposta-e-elaborando-o-projeto-com-os-estudantes-musica-11-09-2020/
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 18/09/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
|
ATIVIDADES
Atividade da semana
de 08/09 a 11/09/2020
Abstracionismo
A pintura abstrata caracteriza-se pela ausência de relação
imediata entre as formas e as cores representadas e as formas e as cores
reais. Assim, uma tela abstrata não representa a realidade
O abstracionismo informal expressa os sentimentos e as
ideias do artista, e este, com total liberdade de expressão, utiliza cores e
formas de maneira espontânea.
Atividade:
Produzir uma “obra” abstrata informal, solte sua
imaginação... Produza uma obra bem espontânea, que seja visualmente
agradável!
Obs.: As atividades
devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do
WattsApp PV ou Classroom.
Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno.
|
ATIVIDADES
Atividade da semana
de 31/08 a 04/09/2020
Abstracionismo
Continuando com o Abstracionismo
Geométrico...
Nessa vertente do abstracionismo
as figuras possuem formas e cores organizadas e a base da composição são
linhas e figuras geométricas.
Atividade:
Fazer uma composição visual
Abstrata Geométrica, composta por linhas e formas geométricas: quadrados,
retângulos, triângulos e círculos. As formas devem ser organizadas e
equilibradas, compondo uma obra alegre e colorida.
Lembrando que as formas
geométricas devem ser feitas com régua e compasso, jamais à mão livre.
Obs.: As atividades devem ser
feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp
PV ou Classroom.
Orientação:
Manter uma cópia no seu caderno.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES
Atividade da semana de 17/08 a 21/08/2020
Abstracionismo
Na pesquisa que vocês fizeram, aprenderam que o principal artista do abstracionismo
geométrico foi o pintor Piet Mondrian. O artista exibia composições nas quais
as cores apresentadas são as cores primarias, dispostas em figuras quadradas
e retangulares delimitadas por nítidos traços pretos.
Atividade:
Fazer uma composição visual (de mais ou menos 19cm x 12cm) inspirada
nas obras de Piet Mondrian, com as mesmas características (formas e cores)
que o artista usava.
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
Atividade
da semana de 10/08 a 14/08/2020
Abstracionismo
O Abstracionismo,
ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza
as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa
própria realidade.
Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de arte é uma obra
“não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa
por meio de figuras que retratam a natureza.
Atividade:
Pesquisar e anotar no caderno sobre o Abstracionismo e suas
vertentes: Abstracionismo geométrico e abstracionismo informal, destacar o
contexto histórico, as características e os principais artistas.
Obs.: As
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas
através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Atividade da semana de 03/08 a 07/08/2020
A Dança e a Tecnologia :
A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e
primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de
acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas
culturas e o domínio de novas tecnologias.
A dança é uma linguagem artística composta de signos próprios, que
faz com que o movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento
cinestésico, que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em
relação ao meio, a fim de expressar e representar o que se quer, para si e/ou
para o público.
Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode
transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de
gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de
uma dança a partir de alguns destes elementos na produção de significados
pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a
comunicação com o público.
Atividade:
Leia a letra da música a seguir, assista ao vídeo disponível no link
abaixo e responda às questões:
Homem com H
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobisomem Se correr o bicho pega Se ficar o bicho come Porque eu sou é home' Porque eu sou é home' Menino eu sou é home' Menino eu sou é home' E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobisomem Se correr o bicho pega Se ficar o bicho come Porque eu sou é home' Porque eu sou é home' Menino eu sou é home' Menino eu sou é home'
Quando eu estava prá nascer
De vez em quando eu ouvia Eu ouvia a mãe dizer Ai meu Deus como eu queria Que essa cabra fosse home' Cabra macho prá danar Ah! Mamãe aqui estou eu Mamãe aqui estou eu Sou homem com H E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobisomem Se correr o bicho pega Se ficar o bicho come Porque eu sou é home' Porque eu sou é home' Menino eu sou é home' Menino eu sou é home' E como…
1 – Você conhece a pessoa que aparece cantando/dançando no vídeo?
Sabe algo sobre ela? O que chama a atenção em sua atitude?
2 – Para você é estranha a atitude do artista? Por que?
3 – De que fala a música?
4 – Essa música foi gravada por Ney Matogrosso, artista que aparece
no vídeo. Que relações você vê entre a música e a atitude e figurinos do
cantor?
Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por
fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.
|
ATIVIDADES
Atividade da semana de 27/07 a 31/07/2020
Para essa semana, vocês devem colocar as atividades em dia e entregar
até quarta-feira, para fechamento da nota do bimestre.
Para os alunos que estão em dia com as atividades estou disponível
para esclarecimento de dúvidas.
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou
Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.
|
Até
dia 24/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
Teatro
Mágico – música, dança e teatro
Hoje, o artista utiliza cada vez mais as múltiplas linguagens para se
expressar e dialogar com o seu público. A fronteira entre música, dança,
teatro e artes visuais já não são tão rígidas, no mesmo espetáculo podemos
ter todas essas formas de arte e ainda vídeos e muitos efeitos especiais que
utilizam recursos tecnológicos. O grupo Teatro Mágico utiliza várias
linguagens artísticas em seus shows, como, música, circo, poesia, teatro e
outras mais que a imaginação possa criar.
Assista ao vídeo abaixo de uma apresentação do grupo Teatro Mágico e
faça uma pesquisa na internet para conhecer melhor esse grupo.
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou
Classroom.
Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.
|
Atividade da semana de 13/07 a 17/07/2020
Agora que você já sabe como eram as danças: primitiva, Milenar, da
Idade Média, no Renascimento e no Romantismo, que tal conhecer a evolução que
a dança teve a partir do Modernismo?
Faça uma pesquisa na internet sobre a Dança Moderna e Dança
Contemporânea.
Obs.: As atividades devem ser feitas
no caderno e enviadas por fotos
PRAZO
DE ENTREGA
Até
dia 17/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
Orientações: Manter uma cópia no seu
caderno.
|
ATIVIDADES
Queridos alunos,
você vai ampliar seus conhecimentos sobre a Linguagem da Dança, pesquisando sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos. Talvez a dança não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida, ampliando assim as expectativas profissionais nesse campo.
Para que eu possa perceber o que vocês sabem sobre os profissionais e as profissões ligadas à Dança e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção de espetáculos, responda as questões abaixo:
1. Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo?
2. Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais? 3. O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos? 4. Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador.
Obs. Manter uma cópia no seu caderno.
PRAZO DE ENTREGA
Até dia 03/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
|
ATIVIDADES
Queridos alunos,
você vai ampliar seus conhecimentos sobre a Linguagem da Dança, pesquisando sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos. Talvez a dança não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida, ampliando assim as expectativas profissionais nesse campo.
Para que eu possa perceber o que vocês sabem sobre os profissionais e as profissões ligadas à Dança e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção de espetáculos, responda as questões abaixo:
1. Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo?
2. Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais? 3. O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos? 4. Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador.
Obs. Manter uma cópia no seu caderno.
|