terça-feira, 15 de dezembro de 2020

BIOLOGIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam bem.

Esta é a última semana do ano letivo, e apesar dos nossos esforços,  alguns alunos ainda estão em situação delicada. A atividade abaixo é a RECUPERAÇÃO ANUAL – SERVE PARA TER NOTA EM TODOS OS BIMESTRES na minha disciplina. São bem fáceis: poucos exercícios, todos (ou a maioria) de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta, ou responder no próprio arquivo se achar mais fácil.  Estou à disposição para tirar dúvidas (me chame no whats: 14 9191 9861). Os alunos da lista abaixo são os que precisam fazer:

 

3º C

3º D

3º E

Débora Amaro

Abner Rodrigo

Adriele Stefany

Francisco neto

Clara Tayná

Gabriel Carvalho

Graziele Fernanda

Giovana da Silva

Gleice Mayara

 

João Pedro

Jennifer de Souza

Jonathan de Melo

Luciano Almeida

Kailaine Vitória

Lorena de Souza

Matheus Henrique

Luis Otávio

Matheus Ricardo

Thais da Silva

Mariana Campos

Sabrina Aparecida

Tifany

Mariana Regina

Vitor Hugo

Naiara Grassi

Vitória Rodrigues

 

Guilherme Henrique

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE BIOLOGIA

3º ANO –PROF. JEAN

 

 

1.    Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Indique a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Vegetal:

A)    multicelulares, procarióticos e heterótrofos.

B)    unicelulares, eucarióticos e heterótrofos.

C)    multicelulares, eucarióticos e autótrofos.

D)    multicelulares, eucarióticos e heterótrofos.

E)    unicelulares, procarióticos e autótrofos.

 

2.    Para um organismo ser considerado vivo, algumas características devem estar presentes. Analise as alternativas a seguir e marque o único atributo que não é encontrado em todos os seres vivos.

A)    Corpo formado por várias células.

B)    Capacidade de responder a estímulos.

C)    Hereditariedade.

D)    Capacidade de evoluir.

E)     Metabolismo.

 

3.       A floresta ombrófila mista, também conhecida como mata-de-araucária, ocorre em áreas de altitude do planalto meridional do Brasil. Como elementos característicos, encontram- se o pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), de onde se obtém o pinhão, e a samambaiaçu (Dicksonia selowiana), de onde se extraía o xaxim para a confecção de vasos para plantas. Segundo a classificação tradicional dos seres vivos, o pinheiro-brasileiro e a samambaiaçu são, respectivamente,

A)      Gimnosperma e Briófita.

B)       Angiosperma e Pteridófita.

C)      Angiosperma e Gimnosperma.

D)      Gimnosperma e Pteridófita.

E)      Pteridófita e Gimnosperma.

 

4.    A combinação de compostos simples originando compostos orgânicos complexos, depois os coacervados e, finalmente, as células é explicada pela teoria:

A)    da biogênese.

B)    da geração espontânea.

C)    do criacionismo.

D)    da evolução química dos compostos.

 

5.    Considere as frases a seguir.


A “Afinal, o que é o homem dentro da natureza? […] é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.[…] O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém mais”. (Blaise Pascal)


B “A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma”. (Jacques Monod)


C “[…] a vida foi aqui lançada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilização superior”. (Francis Crick)


Assinale a alternativa que indica, corretamente, as frases que expressam, respectivamente, as posições em defesa de: panspermia, criacionismo e evolucionismo. 

A)    C, A, B.

B)    A, C, B.

C)     B, A, C.

D)    B, C, A.

E)    A, B, C. 

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Olá alunos e responsáveis. Espero todos estejam bem. Estamos na reta final deste difícil ano, o Conselho de Classe é no dia 23 (uma segunda) e, se ficou complicado fazer as atividades passadas, estou enviando uma proposta de recuperação deste 4º bimestre. É bem fácil: 5 exercícios, todos de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta. Estou à disposição para tirar dúvidas por qualquer um dos canais descritos abaixo.

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA

3º ANO – 4º BIMESTRE – PROF. JEAN

 

 

ATENÇÃO: exercícios modificados, pesquisar e ler com calma o enunciado e as alternativas indicadas.

 

1.    Ao longo de milhões de anos, foram ocorrendo mudanças no meio ambiente. Os seres vivos que conseguiram adaptar-se sobreviveram e evoluíram, enquanto aqueles que não conseguiram se adaptar desapareceram. Este processo de evolução e adaptação recebeu o nome de:

A)    Hominídeos.

B)    Seleção sapiens.

C)    Seleção natural.

D)    Seleção australopiteca.

 

 

 

2.    Utilizando-se técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA, é possível estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. Analise esta árvore evolutiva dos primatas antropoides:

 



 

 

 

A partir dessa análise, é CORRETO deduzir que, dos primatas representados, os parentes mais distantes do homem são:

A)    chimpanzé e bonobo.

B)    orangotango e gorila.

C)    orangotango e gibão.

D)    Bonobo e gorila.

 

 

3.     




A árvore filogenética, representada na figura a seguir, é construída com base nas comparações de DNA e proteínas.

 

Com base na análise dessa árvore filogenética, assinale a alternativa correta.

A)    O grupo formado pelos lêmures é o mais recente, porque divergiu há mais tempo de um ancestral comum.

B)    Os macacos do Velho Mundo e do Novo Mundo apresentam grande proximidade filogenética entre si.

C)    Os chimpanzés apresentam maior proximidade filogenética com os gorilas do que com os humanos.

D)    Os gorilas compartilham um ancestral comum mais recente com os gibões do que com o grupo formado por chimpanzés e seres humanos.

E)    Os gorilas são os ancestrais comuns mais recentes do grupo formado por chimpanzés e seres humanos.

 

4.    A agricultura moderna converte áreas ocupadas por comunidades vegetais complexas em áreas ocupadas por uma única espécie de planta destinada ao consumo humano. Esse processo está associado a um(a):

A)    maior equilíbrio ecológico, devido à introdução da espécie agrícola.

B)    diminuição das populações de insetos que se alimentam da espécie agrícola.

C)    menor incidência de doenças causadas por fungos, bactérias ou vírus que atingem a espécie agrícola.

D)    seleção de variedades da espécie agrícola resistentes a pragas e doenças.

E)    aumento da estabilidade no ecossistema, devido à grande produtividade obtida com o cultivo da espécie agrícola.

 

5.     

“TUBERCULOSE CONTRA-ATACA COM BACTÉRIA INDESTRUTÍVEL”

        Depois de ter sido quase erradicada nos países ricos e controlada no Terceiro Mundo, a doença volta a se espalhar, sob forma mais ameaçadora – uma variedade resistente a drogas.

Folha de São Paulo – 23/05/93.

Essa variedade de bactéria resistente é fruto da:

A)   contínua exposição das bactérias a determinados antibióticos que induzem a resistência.

B)   ação mutagênica de certos antibióticos.

C)   ação direta de certos antibióticos sobre o DNA bacteriano.

D)   seleção natural de bactérias acostumadas ao antibiótico.

E)   seleção de linhagens de bactérias mutantes, resistentes aos antibióticos.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 58 (reproduzida abaixo)

EVOLUÇÃO HUMANA E ASPECTOS CULTURAIS

INTERVENÇÃO HUMANA NA EVOLUÇÃO

Melhoramento genético

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/

 

 

Olá alunos. Veremos nesta semana uma técnica que é feita à milhares de anos pelos seres humanos, antes mesmo de o termo surgir: o melhoramento genético. Praticamente todos os alimentos que consumimos (para citar um exemplo) passou por esse processo, desde os primórdios da agropecuária. Propõe-se que se faça uma pesquisa sobre o tema com alguns pontos que devem ser abordados. Não terão dificuldades em encontrar fontes confiáveis. Desejo uma ótima semana a todos.

 

 

Usando as fontes indicadas ou outras que julgar mais adequadas, pesquise sobre o melhoramento genético. Em sua pesquisa, não esqueça de abordar os seguintes pontos:

·         O que é o melhoramento genético

·         Modos como pode ser feito.

·         Exemplos

·         Objetivos do melhoramento genético

·         Possíveis desvantagens.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

27/11/2020

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 55 e 56 (reproduzidas abaixo)

EVOLUÇÃO HUMANA E ASPECTOS CULTURAIS

INTERVENÇÃO HUMANA NA EVOLUÇÃO

Cultura dos antibióticos e evolução das bactérias

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/

 

 

Olá alunos. Espero que estejam bem. A atividade desta semana tem por objetivo compreender como a espécie humana intervém na própria evolução ao usar ferramentas e o cérebro altamente desenvolvido para melhorar a qualidade de vida das populações. Um exemplo são os antibióticos, tema desta atividade. São 3 exercícios relativamente fáceis e o vídeo indicado é suficiente para responde-los adequadamente. Boa semana a todos.

 

Para dar continuidade a essa temática, leia o texto a seguir, pesquise em livros e ou sites específicos e responda às questões propostas.

 

     Todo mês de novembro, ocorre a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos, com o propósito de aumentar a conscientização global sobre a resistência ao uso indiscriminado de antibióticos e incentivar as melhores práticas, entre o público em geral, trabalhadores da saúde e formuladores de políticas para evitar o surgimento e disseminação da resistência dos microrganismos aos antibióticos

Adaptado: http://portal.anvisa.gov.br/antibioticos. Acesso: 25/6/2019.

 

Fonte sugerida:

https://www.youtube.com/watch?v=20vmMS1WCyA&ab_channel=InstanteBiotec (duração: 6:40)

 

1.   O que são antibióticos? Qual a função?

 

2.   O que acontecia com a maioria das pessoas acometidas por infecções, antes da descoberta dos antibióticos? Esses medicamentos podem ter influenciado na sobrevivência de muitas pessoas? E de microrganismos?

 

3.   O texto apresentado refere-se a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos. Qual o propósito de terem instituído essa semana?

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ORIGEM E EVOLUÇÃ DOS SERES HUMANOS

Cultura e evolução

 

Olá alunos. Dando continuidade aos nossos estudos sobre a evolução humana, estas próximas etapas terão foco nas principais diferenças entre a espécie humana e as demais espécies. Para ampliar essa visão, é disponibilizado algumas informações e um texto que apresenta um conjunto de características que podem nos distinguir das demais espécies, considerando a cultura. Procurem enriquecer seus argumentos nas respostas com os conhecimentos adquiridos e nas novas fontes de informação. Boa semana a todos.

 

 

Definir cultura é algo muito complexo, contudo, para facilitar as discussões, vamos propor uma definição simplificada:

 

Cultura pode ser entendida como um conjunto de hábitos, conhecimentos, artes, crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte da qual é membro.

 

“Se é verdade que cultura, pelo menos em termos mais complexos e elaborados, é uma característica distintamente humana”, podemos levantar alguns questionamentos:

 

     Fonte adicional para consulta:

     https://amenteemaravilhosa.com.br/evolucao-cultural/

 

1.   Quais características biológicas contribuíram para o surgimento da cultura? Explique.

 

2.   Qual a relação entre a seleção natural, proposta por Charles Darwin, e a evolução da cultura?

 

3.   A cultura é um simples reflexo de nossa inteligência? Desenvolveu-se automaticamente? Tem relação com o aumento da caixa craniana?

 

4.   Qual o papel da cultura em nossas vidas?

 

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

A segunda, pois se os homens realmente tivessem vindo dos macacos hoje em dia

não haveria nenhum macaco no mundo, todos teriam se tornado homens.

 

2. Explique porque a primeira imagem é considerada equivocada segundo as concepções atuais.

Resposta: Porque traz uma visão linear do processo evolutivo, a ideia de ascensão

unidirecional da vida a partir de uma suposta "substituição" das espécies e o ser humano atual

como produto final desses processos divergentes, da teoria mais aceita atualmente.

 

3. Analisando a segunda imagem correspondente a “Árvore Filogenética dos Antropóides”, quais

os parentes mais próximos dos seres humanos? Há aproximadamente quanto tempo teriam se

“separado”?

Resposta: Os chimpanzés, os gorilas, os orangotangos, os gibões e os símios do velho mundo

são os parentes mais próximos do ser humano. Esses animais foram se distanciando do ser

humano a respectivamente 4, 9, 13, 15, e 24 milhões de anos atrás. Os símios do novo mundo

são muito distantes ainda, tendo em mente que se separaram a muitos anos.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ORIGEM E EVOLUÇÃ DOS SERES HUMANOS

Representações: origem e evolução dos Primatas

 

Prezados alunos, os exercícios dessa semana tem como objetivo comparar as duas concepções de evolução dos seres humanas apresentadas anteriormente e amplamente divulgadas nos meios de comunicação, especialmente a primeira. É importante ler a notícia disponibilizada no link para se ter uma ideia mais clara sobre essa questão. Boa semana a todos.

 

 

A evolução dos seres vivos não é um processo linear, na qual uma espécie se transformaria em outra, mas sim que as espécies possuem ancestrais comuns e que nós, seres humanos, somos mais uma espécie, dentre milhões de outras, existentes no Planeta e, como, tal, tem uma origem e está em constante evolução. Além disso, um ser vivo não é mais evoluído do que outro por conta do seu lugar na árvore filogenética.

 


Figura 1.  



Figura 2.

 

Sugestão de fonte:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/11/22/teoria-da-evolucao-por-que-e-errado-dizer-que-viemos-dos-macacos-e-outras-4-questoes-sobre-nossa-origem.htm

 

Compare as duas imagens apresentadas anteriormente e responda:

1.   Qual das imagens está de acordo com a teoria da evolução aceita atualmente? Explique.

 

2.   Explique porque a primeira imagem é considerada equivocada segundo as concepções atuais.

 

3.   Analisando a segunda imagem correspondente a “Árvore Filogenética dos Antropóides”, quais os parentes mais próximos dos seres humanos? Há aproximadamente quanto tempo teriam se “separado”?

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE- PÁGINA 49 (reproduzida abaixo)

ORIGEM E EVOLUÇÃ DOS SERES HUMANOS

Representações: origem e evolução dos Primatas

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.

 

Prezados alunos, nesta semana iremos analisar outra imagem que representa a evolução humana. Os exercícios não apresentam grande dificuldade e um deles inclusive é de resposta pessoal. Boa semana a todos.

 

Observe a imagem a seguir e responda às questões propostas:



 

1.   O que a imagem acima representa sobre a origem e evolução do ser humano? Responda considerando seus conhecimentos sobre árvores filogenéticas.

 

 

2.   Você concorda cm a concepção de evolução que a imagem representa? Comente.

 

 

3.   De acordo com a imagem da “Árvore Filogenética provável dos Antropoides”, responda as questões a seguir:

A)   Quais seriam os ancestrais comuns entre os primatas, inclusive os seres humanos?

 

B)   Qual o possível ancestral comum entre seres humanos, o chimpanzé, o gorila e o orangotango?

 

C)   O Australopthecus seria o ancestral comum de quais espécies? Aponte características que demonstram esse grau de parentesco.

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE- PÁGINA 48 (reproduzidas abaixo)

ORIGEM E EVOLUÇÃ DOS SERES HUMANOS

Representações: origem e evolução dos Primatas

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.

 

Olá alunos. Nesta semana iremos continuar os estudos sobre evolução e diversificação dos seres vivos, mas o foco agora é a espécie humana e suas origens. Para responder os 3 exercícios não é necessária pesquisa ou consultar outras fontes, o objetivo e refletir sobre o tema e registrar suas ideias. Importante: concepções religiosas sobre a origem humana são importantes e devem ser valorizadas e respeitadas em todas as suas formas, entretanto a proposta aqui é abordar o tema segundo o pensamento científico.

 

Observe a imagem a seguir e responda às questões propostas:

 



1.   O que a imagem nos mostra sobre a origem e evolução do ser humano?

 

2.   Você concorda com a concepção de evolução que a imagem representa? Justifique.

 

3.   Será que sempre tivemos as características que temos hoje?

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINAS 51 e 52 (reproduzidas abaixo)

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Cladogramas e/ou Árvores Filogenéticas

Processo de origem e evolução da vida

 

Prezados alunos, a atividade desta semana é bastante simples cujo objetivo e refletir sobre a dinâmica da vida no planeta. Para isso o primeiro exercício reflete à evolução e diversidade das espécies: não esqueça de justificar sua resposta. O segundo exercício dispensa muitas explicações: só organizar (do evento mais antigo ao mais atual) alguns eventos importantes na história do planeta.

 

1.   Observe atentamente as imagens apresentadas a seguir e indique qual delas representa um cladograma. Justifique, registrando sua resposta no caderno pessoal.




2.   Organizem as informações apresentadas a seguir em ordem cronológica:

 

Origem dos dinossauros e dos mamíferos (aprox. 245 milhões anos) / Formação da via Láctea (aprox. 13 bilhões anos) / Nosso sistema solar (aprox. 4,6 bilhões anos) / Origem das plantas de terra firme (aprox. 438 milhões anos) / Abundância de fósseis - “explosão cambriana” (aprox. 570 milhões anos) / Primeiras evidências de seres vivos (aprox. 3,5 bilhões anos) / Origem da espécie humana moderna (aprox. 150 mil anos) / Ancestral comum de pongídeos e hominídeos (aprox. 8 milhões anos) / Primeiros hominídeos (aprox. 2 milhões anos) / Origem dos anfíbios (aprox. 408 milhões anos) / Origem dos répteis (aprox. 360 milhões anos) / BIG BANG (aprox. 14 bilhões anos) / Origem dos seres eucarióticos (aprox. 2 bilhões anos) / Origem da fotossíntese (aprox. 2,5 bilhões anos) / Extinção dos dinossauros e início da expansão dos mamíferos (aprox. 66 milhões anos) / Origem dos primatas (aprox. 55 milhões de anos)

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo)

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Cladogramas e/ou Árvores Filogenéticas

 

Olá alunos. Nesta semana iremos abordar com um pouco mais de detalhes as árvores filogenéticas. Esse é um assunto muito importante e bastante recorrente em vestibulares, ENEM, Saresp, etc. O objetivo é analisar uma hipótese de evolução de determinadas espécies. Essa hipótese evolutiva se baseia na comparação de características que as espécies selecionadas possuem: quanto mais característica semelhantes, mais próximos serão evolutivamente. Para facilitar o entendimento, disponibilizei 2 vídeos curtos que descrevem de forma simples o tema. É necessário assistir o vídeo para entender os exercícios. No exercício 1, pede-se para completar a árvore filogenética apresentada: os traços vermelhos representam as novidades evolutivas numeradas de 1 a 6. Só associar os traços às características apresentadas e copiar no caderno a árvore filogenética. O exercício 2 apresenta uma dificuldade maior, pois pede-se para construir uma árvore filogenética com 6 animais, usando as características fornecidas. Para saber se o animal possui ou não aquela característica, recomendo uma pesquisa rápida na Internet.

 

Conforme estudado anteriormente, cladogramas e/ou árvores filogenéticas são representações gráficas da história evolutiva de várias linhagens de organismos. Desta maneira, a cladística baseia-se no princípio de que os organismos devem ser classificados de acordo com as suas relações evolutivas.

 

1.   A seguir, temos um cladograma de vertebrados que os relaciona de acordo com as características que os organismos deste grupo compartilham. Complete o cladograma com as características apresentadas




2.   Agora a proposta é que você construa um cladograma. Para tanto, pesquise algumas características presentes nos seguintes grupos de animais:

Tiranossauro rex, Galinha, Cão, Sapo, Tubarão e Tartaruga, conforme segue:

a)    Qual(is) tem vértebras/esqueleto?

b)   Qual(is) tem quatro membros (quatro patas)?

c)    Qual(is) tem bolsa amniótica (ovos ou placenta)?

d)   Qual(is) tem “casco” formado por placas ósseas como um escudo ou carapaça?

e)   Qual(is) tem pelos?

f)    Qual(is) tem patas com três dígitos (3 dedos)?

g)    Qual(is) tem ossos pneumáticos que facilitam o voo?

 

Fontes sugeridas:

https://www.youtube.com/watch?v=lGbm1i4TefQ (duração: 8:50)

https://www.youtube.com/watch?v=k0031Q9Mbpc (duração: 6:34)

 

 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

 

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINAS 50 (reproduzida abaixo)

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

OS PROCESSOS DA EVOLUÇÃO E A SELEÇÃO NATURAL

 

Prezados alunos, nesta semana o objetivo é aprofundar um pouco sobre os mecanismos que permitem a evolução das espécies e, em última análise, são responsáveis para a formação de novas espécies. Apesar dos termos darem a ideia de complexidade, eles representam uma sequência lógica de eventos que não é difícil de entender. Disponibilizei 2 vídeos curtos que descrevem de modo claro e objetivo a evolução das espécies e darão informações suficientes para responder adequadamente os exercícios. Boa semana a todos.

 

1.   Como ocorre o processo de seleção natural?

Vídeo sugerido:

https://www.youtube.com/watch?v=0agKc3HByiQ (duração: 1:56)

 

2.   O que é variabilidade genética? Qual sua relação com a evolução das espécies?

Vídeo sugerido:

https://www.youtube.com/watch?v=-apDFhDA5dM (duração: 11:59)

 

3.   Quais são os fenômenos que permitem a variabilidade de características e, dessa forma, o desenvolvimento de novas espécies?

 

 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

 

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE C: 3trk252

 

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

 

3ª SÉRIE E: wbdo4po

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINAS 48 e 49(adaptadas)
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evidências da evolução biológica

Olá alunos. Nesta semana, a atividade trata-se de 5 exercícios cujo objetivo é identificar alguns pontos que comprovam que a evolução biológica é um fato (as teorias buscam explicar como ela ocorre; como a chuva: ela ocorre, mas os cientistas explicam como ela acontece). Os links indicados são suficientes para encontrar as informações necessárias

Fósseis são vestígios preservados de plantas, animais ou partes destes, como ossos, por exemplo. A palavra “fóssil” vem do latim “fossilis”, que significa “ser desenterrado”.

1.   Os fósseis são considerados como evidências da evolução dos seres vivos em alguma teoria estudada? Justifique sua resposta com embasamento teórico científico.

2.   Qual o significado de órgãos homólogos? E órgãos análogos?


3.   As asas de morcego, aves e borboletas, por exemplo, possuem a mesma função? Seriam classificadas como órgãos homólogos ou análogos? Comente, caso a caso.

4.   Os membros (pernas, patas, braços, asas, etc.) dos tetrápodes, tais como anfíbios, répteis, aves e mamíferos podem ser considerados órgãos homólogos ou análogos? Justifique.

5.   Descreva porque os seguintes fatos descritos abaixo são considerados evidências evolutivas:
a)    evidências moleculares.
b)   embriologia comparada.
c)    órgãos vestigiais.

Sugestão de fonte:


*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINA 48 (reproduzida abaixo)
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolucionismo e Teorias Evolucionistas

Olá alunos. Na atividade desta semana, os dois primeiros exercícios são respostas pessoais: não é preciso pesquisa. No terceiro, contudo, pede-se uma pesquisa simples de busca de informações sobre 3 teorias da evolução biológica. Há um farto material disponível na Internet, escolha sites confiáveis para obter as informações necessárias.

1.   O que você entende por evolução?

2.   O que sabe a respeito? Registre suas ideias em seu caderno pessoal.

3.   As teorias evolucionistas apresentam como ponto principal a defesa de que os organismos do planeta sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, imutáveis. Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo. A proposta é que você realize uma pesquisa sobre essas teorias e organize as informações em forma de um quadro comparativo.
TEORIA
EVOLUCIONISTA
Cientista
responsável
Data da apresentação
da teoria
Resumo da
teoria
Lamarckismo



Darwinismo



Neodarwinismo






*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09


CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
ORIGEM DA VIDA
Pesquisando experimentos sobre Origem da Vida

Prezados alunos, a atividade desta semana consiste em realizar uma pesquisa sobre 4 cientistas e seus experimentos para comprovar ou refutar algumas teorias sobre a origem da vida. Lembrando que não é necessário descrever como o experimento foi feito. Há bastante material de qualidade disponível sobre o tema na internet. Não esqueça de responder o exercício logo abaixo da tabela. Esta atividade pode ser feita em duplas.


Além de Francesco Redi, outros cientistas realizaram experimentos para refutar a abiogênese e/ou comprovar a teoria da biogênese. Entre eles, podemos destacar: Spallanzani; Pasteur e Miller e Urey. Faça uma pesquisa sobre seus experimentos e registre as informações obtidas em um quadro, conforme exemplo, e responda à questão a seguir.
ATENÇÃO: não é necessário descrever os experimentos, somente qual o objetivo (o que o cientista queria provar ou contrariar) e qual foi o resultado.


Questão: Compare o experimento de Spallanzani com o realizado pelo Redi e indique as semelhanças e diferenças observadas.



*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINA 45 (adaptada)
ORIGEM DA VIDA
OS PRIMEIROS SERES VIVOS – PESQUISANDO E INVESTIGANDO

Prezados alunos, a atividade desta semana consiste em 4 exercícios de leitura e análise de texto sobre a evolução biológica. Evitem copiar parágrafos inteiros do texto. Lembrem-se que os seres vivos podem ser classificados em algumas categorias quanto à obtenção de energia (fermentação, respiração, quimiossíntese e fotossíntese.


Após a leitura do texto indicado abaixo, responda os exercícios que seguem:

1.   Como os primeiros seres vivos obtinham a energia necessária para seu metabolismo? Ainda existem seres vivos com metabolismo semelhante? Quais?

2.   Faça um breve resumo da evolução gradual do modo de obter energia dos primeiros seres vivos.

3.   Quais evidências apoiam essa teoria?

4.   Os primeiros seres vivos eram procariontes ou eucarionte? Explique.



*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINA 45 (reproduzida abaixo)
ORIGEM DA VIDA
INVESTIGANDO AS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA

Prezados alunos, nesta semana a proposta é discutir hipóteses científicas sobre a origem da vida. A tabela apresenta 3 teorias bastante comuns no meio científico. Em “tese” expliquem de forma simples e objetiva o que significa a teoria. Em “evidências” é necessário destacar qual ou quais fatos observados apoiam a teoria. A última da tabela também é conhecida como a hipótese de Oparim e Haldane. Deixei uma sugestão de fonte para consulta, sintam-se à vontade para buscar em outros sites. Não é necessário o Caderno do Aluno para fazer essa atividade: o conteúdo está reproduzido nessa postagem.


Atenção! É importante conhecer a diversidade de crenças e pensamentos que norteiam este tema, mas, acima de tudo, respeitar as opiniões e/ou crenças religiosas presentes nas diversas culturas do Brasil e do mundo.

Observação: A partir das atividades apresentadas a seguir, os estudos versarão somente sobre as teorias científicas relacionadas à origem e evolução da vida, as quais são baseadas em fatos e conhecimentos científicos.

Como mencionado, a humanidade sempre se questionou sobre a origem da vida e, com o surgimento das ciências, muitos estudiosos propuseram teorias com o objetivo de explicar como teria se dado a origem dos seres vivos. Reúnam-se em grupo e, de acordo com as orientações do(a) professor(a), pesquisem sobre as principais teorias científicas e organizem as informações em um quadro de forma r https://www.biologianet.com/origem-universo-vidaesumida, conforme exemplo:

Sugestão de fonte para consulta:


*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po









 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINAS 54 e 55 (adaptada)
Contraceptivos

A atividade desta semana é bem simples: realizar uma pesquisa em grupos (de até 4 alunos) sobre os principais métodos anticoncepcionais. As informações a serem buscadas estão na tabela abaixo, procurem ser objetivos nas respostas: fiz a primeira linha da tabela como exemplo. Forneci também um site como fonte de pesquisa, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outros.

Método
pesquisado
Ação no
organismo
Eficácia
 Efeitos
Colaterais
Recomendações
Protege
contra IST?
pílula
anticoncepcional
contém hormônios
 que impedem a
ovulação
alta
náuseas,
nervosismo,
dor de cabeça, etc.
Seguir orientações
médicas
Não
D.I.U.





diafragma





espermicida





camisinha





pílula de
emergência






Fonte sugerida:



*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po











                                    

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

ESTAREI DISPONÍVEL DE FORMA ONLINE DURANTE ESTA SEMANA ( 28 A 31 DE JULHO ) NO PERÍODO DAS 19 ÀS 23 HORAS PARA TIRAR DÚVIDAS E PRESTAR ESCLARECIMENTOS DE FORMA IMEDIATA ATRAVÉS DOS CANAIS ABAIXO:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)


RESUMO DAS ATIVIDADES PASSADAS ATÉ AGORA (ver detalhes e orientações nas postagens semanais ou comparecer no atendimento online)

1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1 (27 de abril a 1 de maio):
Responder 3 exercícios:
1.   Assista o vídeo indicado no link abaixo para responder os exercícios.
2.   Utilize o simulador no link abaixo ou faça uma pesquisa: quais as categorias taxonômicas que existem?  Usando essas categorias, a mosca seria classificada de que maneira?
3.   Utilizando o que aprendeu até aqui, assista ao vídeo indicado no link a seguir e responda os exercícios a seguir.

ATIVIDADE 2 (4 a 8 de maio):
Responder 1 exercício:
Assista o vídeo indicado no link abaixo para responder os exercícios.
a)    O que são animais invertebrados?
b)   Quais os grupos (filos) de invertebrados citados no vídeo? Indique algumas características de cada um deles, assim como exemplos de animais pertencentes à esses grupos.

ATIVIDADE 3 (11 a 15 de maio):
Responder 3 exercícios (a, b e c):
1.    Assista aos vídeos indicado nos links abaixo para responder os exercícios.
Qual o primeiro grupo vegetal a surgir? Que característica esse organismo tinha que o diferenciava dos outros seres vivos?
No primeiro vídeo, o pesquisador relaciona uma era glacial à colonização terrestre das plantas. Como isso ocorreu?
Organize em ordem cronológica as seguintes novidades evolutivas que permitiras às plantas obter a diversificação observada atualmente:

ATIVIDADE 4 (18 a 22 de maio):
Completar um quadro:
1.    Leia o texto indicado no link a seguir ou consulte outras fontes de pesquisa para completar o quadro.


2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5 (08 a 12 de junho):
Completar um esquema:
CADERNO DO ALUNO - PÁGINA 47
Aspectos Comparativos da Evolução das Plantas
Leia com atenção o enunciado, use suas respostas das 2 aulas anteriores ou outras fontes de pesquisa e complete a árvore filogenética das plantas terrestres mostrada na página 47 (reproduzida abaixo). Use as palavras-chaves: GIMNOSPERMAS – PTERIDÓFITAS – PRESENÇA DE SEMENTES – ANGIOSPERMAS – FLORES E FRUTOS


ATIVIDADE 6 (15 a 19 de junho):
Pesquisa:
CADERNO DO ALUNO – PÁGINA 49 (reproduzida abaixo)
Reprodução nos diferentes grupos vegetais
Na imagem abaixo está a atividade semanal. Consiste em descrever como as plantas se reproduzem. Há 4 grupos de plantas (BRIÓFITAS - musgos -, PTERIDÓFITAS - samambaias e avencas -, GIMNOSPERMAS - pinheiros - e ANGIOSPERMAS - todas que tem flores e frutos) e você deve produzir uma imagem com legendas sobre a reprodução de cada um desses grupos. A videoaula no link irá ajudar bastante, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes.

ATIVIDADE 7 (22 a 26 de junho):
Pesquisa em grupo:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 49 (reproduzida abaixo)
BIOLOGIA DOS ANIMAIS
Na imagem abaixo está a atividade semanal. Ela pode ser feita em grupos.

ATIVIDADE 8 (29 de junho a 03 de julho):
Completar um quadro:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 50 (adaptada)
BIOLOGIA DOS ANIMAIS – OS VERTEBRADOS
A tabela abaixo é semelhante à da aula anterior, mas agora o objetivo é estudar melhor o filo dos vertebrados, que representa as espécies que possuem coluna vertebral e crânio. Acredita-se que essas características tenham permitido uma melhor organização do corpo e assim, atingir tamanhos maiores.

ATIVIDADE 9 (06 a 10 de julho):
Responder 6 exercícios
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo)
Fisiologia humana – funções vitais
Para iniciar os estudos sobre fisiologia humana, considere os conhecimentos adquiridos e a situação apresentada abaixo. Reflita, dialogue com um(a) colega e responda às questões:

ATIVIDADE 10 (13 a 17 de julho):
Pesquisa em grupo:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
Sistemas Digestório, Respiratório, Circulatório, Nervoso e Endócrino
1.    Reúna-se com sua equipe de trabalho e, juntos, elaborem um ou mais materiais que expliquem o que acontece com os alimentos ingeridos, desde a boca até a excreção/evacuação, considerando também o transporte dos nutrientes e a obtenção de energia para o corpo. Importante: indiquem o papel dos sistemas nervoso e endócrino em todo o processo.

ATIVIDADE 11 (20 a 24 de julho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 54 (adaptada)
Reprodução Humana
1.   Consulte sites confiáveis e, numa folha de sulfite ou no caderno, esquematize os sistemas reprodutores masculinos e femininos, fazendo uma comparação entre eles. Identifique e registre as semelhanças e diferenças observadas.
2.   Faça um esquema demonstrando como ocorre a fecundação.
3.   Há relação entre as mudanças do corpo na puberdade e a reprodução? Comente.



ORIENTAÇÕES PARA O ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM:
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: vbeekph

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 54 (adaptada)
Reprodução Humana

ATENÇÃO: O Caderno do Aluno não fornece textos ou outras fontes de consulta para os exercícios abaixo, apesar de terem dificuldade baixa por ser um conteúdo já desenvolvido no Ensino Fundamental e Médio. Os exercícios 1 e 2 orientam os alunos a fazer desenhos no caderno ou folha sulfite que representem os sistemas reprodutores masculino/feminino – no exercício 1- e do encontro dos gametas – no exercício 2. Não esqueça de incluir as legendas e, no exercício 1, identificar semelhanças e diferenças. Há um vasto material sobre o tema na internet: não há dificuldade em encontrar fontes confiáveis.

1.   Consulte sites confiáveis e, numa folha de sulfite ou no caderno, esquematize os sistemas reprodutores masculinos e femininos, fazendo uma comparação entre eles. Identifique e registre as semelhanças e diferenças observadas.

2.   Faça um esquema demonstrando como ocorre a fecundação.

3.   Há relação entre as mudanças do corpo na puberdade e a reprodução? Comente.



*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
Sistemas Digestório, Respiratório, Circulatório, Nervoso e Endócrino

Vocês já estudaram os sistemas digestório, respiratório e circulatório dos mamíferos, nos quais se inclui o ser humano. Agora, vocês têm um desafio a cumprir, envolvendo esses e mais dois sistemas de nosso corpo.
Desafio: considere a seguinte informação:
Uma pessoa acabou de almoçar e está satisfeita, pois em seu prato tinham alimentos contendo todos os nutrientes necessários, tais como: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.

1.    Reúna-se com sua equipe de trabalho e, juntos, elaborem um ou mais materiais que expliquem o que acontece com os alimentos ingeridos, desde a boca até a excreção/evacuação, considerando também o transporte dos nutrientes e a obtenção de energia para o corpo. Importante: indiquem o papel dos sistemas nervoso e endócrino em todo o processo.

Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios.


*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo)
Fisiologia humana – funções vitais

Para iniciar os estudos sobre fisiologia humana, considere os conhecimentos adquiridos e a situação apresentada abaixo. Reflita, dialogue com um(a) colega e responda às questões:

Quando participamos de uma corrida, por exemplo, o coração bate mais rápido e a respiração fica mais curta e intensa.
1.   Por que isso acontece? Quais sistemas estão envolvidos nessa situação? Comente.

2.   Como garantimos a energia para o funcionamento do organismo para que possamos correr? Comente.


Para dar continuidade aos estudos, leiam o texto, dialoguem a partir das questões propostas e registrem as respostas no caderno:

Sistemas articulados?
O professor Craca explicava aos(às) estudantes que a digestão e a respiração são chamadas “funções de nutrição”. Atrasada, Lud abre a porta apressada e, antes mesmo de se sentar, interrompe o professor:
_ O senhor deve estar enganado, professor. Como é que alguém vai comer ar? Respiração não tem a ver com nutrição!
Outros alunos concordaram com ela. O professor conversou com a turma a respeito.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

Questões para debate:
a)    O que vocês pensam sobre o fato relatado? Qual teria sido a fala do professor Craca?
b)   Vocês concordam com a Lud? Em qual(is) aspecto(s)? Justifiquem suas respostas.
c)    Se discordam da Lud, esclareçam em qual(is) aspecto(s)? Justifiquem suas respostas.
d)   A partir das respostas à quais conclusões chegamos em relação ao funcionamento do corpo humano?


Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios.


*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 50 (adaptada)
BIOLOGIA DOS ANIMAIS – OS VERTEBRADOS

A tabela abaixo é semelhante à da aula anterior, mas agora o objetivo é estudar melhor o filo dos vertebrados, que representa as espécies que possuem coluna vertebral e crânio. Acredita-se que essas características tenham permitido uma melhor organização do corpo e assim, atingir tamanhos maiores.


Habitat
Locomoção
Características
da pele
Temperatura
do corpo
Respiração
Reprodução
Exemplos
Peixes
aquáticos
Nadadeira e cauda
Escamas, com produçaõ de
muco pelas glândulas
Pecilotérmico
Através de brânquias
na maioria)
Sexuada e fecundação exeterna
(maioria). Ovíparos
Linguado,
sardinha
Anfíbios







Répteis







Aves







Mamíferos








Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios. Fiz a primeira linha do quadro como exemplo


*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: 2m4xbpt

3ª SÉRIE E: wbdo4po



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 49 (reproduzida abaixo)
BIOLOGIA DOS ANIMAIS

Na imagem abaixo está a atividade semanal. Ela pode ser feita em grupos.
Orientações para a atividade em grupo:
·         Grupos de até 3 alunos.
·         Dividam as tarefas.
·         Reunir e registrar as informações no caderno.
·         Tirar foto e enviar.

Fiz as primeiras linhas do quadro como exemplo. Se um determinado sistema estiver presente, citar brevemente como esse sistema funciona.




ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: q4sb73a

3ª SÉRIE E: wbdo4po


CADERNO DO ALUNO – PÁGINA 49 (reproduzida abaixo)
Reprodução nos diferentes grupos vegetais

Na imagem abaixo está a atividade semanal. Consiste em descrever como as plantas se reproduzem. Há 4 grupos de plantas (BRIÓFITAS - musgos -, PTERIDÓFITAS - samambaias e avencas -, GIMNOSPERMAS - pinheiros - e ANGIOSPERMAS - todas que tem flores e frutos) e você deve produzir uma imagem com legendas sobre a reprodução de cada um desses grupos. A videoaula no link irá ajudar bastante, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes.



*link testado em 15/06/2020.


ATENÇÃO:
A partir dessa semana as atividades serão postadas também na plataforma Google Clasroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252

3ª SÉRIE D: q4sb73a

3ª SÉRIE E: wbdo4po


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

CADERNO DO ALUNO - PÁGINA 47
Aspectos Comparativos da Evolução das Plantas

Leia com atenção o enunciado, use suas respostas das 2 aulas anteriores ou outras fontes de pesquisa e complete a árvore filogenética das plantas terrestres mostrada na página 47 (reproduzida abaixo). Use as palavras-chaves: GIMNOSPERMAS – PTERIDÓFITAS – PRESENÇA DE SEMENTES – ANGIOSPERMAS – FLORES E FRUTOS



**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

1.    Leia o texto indicado no link a seguir ou consulte outras fontes de pesquisa para completar o quadro.
GRUPO VEGETAL
Características principais
Modo de reprodução
Tamanho
Exemplos
Briófitas




Pteridófitas




Gimnospermas




Angiospermas





*link testado em 17/05/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

    1.   Assista aos vídeos indicado nos links abaixo para responder os exercícios.
   a)   Qual o primeiro grupo vegetal a surgir? Que característica esse organismo tinha que o diferenciava dos outros seres vivos?
   b)   No primeiro vídeo, o pesquisador relaciona uma era glacial à colonização terrestre das plantas. Como isso ocorreu?
  c)    Organize em ordem cronológica as seguintes novidades evolutivas que permitiras às plantas obter a diversificação observada atualmente:
·         Surgimento das sementes
·         Desenvolvimento de vasos condutores
·         Modificações em estruturas que originariam flores e frutos
·         Aquisição de cloroplastos por bactérias ancestrais.

*links testados em 10/05/2020 (ativar legendas no segundo vídeo).
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


    1.   Assista o vídeo indicado no link abaixo para responder os exercícios.
    a)   O que são animais invertebrados?
   b)   Quais os grupos (filos) de invertebrados citados no vídeo? Indique algumas características de cada um deles, assim como exemplos de animais pertencentes à esses grupos.

 ENVIAR PARA O E-MAIL: 
jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


    1.   Assista o vídeo indicado no link abaixo para responder os exercícios.
     a)    Quais as contribuições de Lineu na classificação dos seres vivos?
    b)   Descreva algumas características da nomenclatura biológica criada por Lineu. Dê alguns exemplos de nomes científicos.
   2.   Utilize o simulador no link abaixo ou faça uma pesquisa: quais as categorias taxonômicas que existem?  Usando essas categorias, a mosca seria classificada de que maneira?
   3.   Utilizando o que aprendeu até aqui, assista ao vídeo indicado no link a seguir e responda os exercícios a seguir.
a)    Faça uma lista com pelo menos 20 seres vivos citados no vídeo.
b)   Proponha uma forma de classificar esses seres vivos.




Atividade 1: Identificando e comparando características gerais dos grandes grupos de seres vivos

      1.       (Caderno do Aluno – página 44). Complete as tabelas abaixo:





Atividade 2: Estabelecendo relações de parentesco – Árvores filogenéticas

1.       Seguindo as orientações contidas na página 45 do Caderno do Aluno (quadro verde), escolha 7 espécies de um mesmo Reino e construa uma árvore filogenética.

Atividade 3: Ampliando os conhecimentos

1.       (Adaptado – pág. 46 do Caderno do Aluno). Quais espécies são mais adequadas para a arborização das ruas no perímetro urbano? Por que?

2.       (Adaptado – pág. 46 do Caderno do Aluno). Qual a importância das árvores para a saúde ambiental e humana?




Um comentário:

  1. BIOLOGIA E QUÍMICA: Dúvidas sintam-se à vontade para perguntar aqui no chat, ou enviar trabalhos e as dúvidas para o e-mail institucional. Desculpem não passar o contato pessoal: jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir