ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam
bem. Esta é a última semana do ano letivo, e apesar
dos nossos esforços, alguns alunos
ainda estão em situação delicada. A atividade abaixo é a RECUPERAÇÃO ANUAL –
SERVE PARA TER NOTA EM TODOS OS BIMESTRES na minha disciplina. São
bem fáceis: poucos exercícios, todos (ou a maioria) de alternativas. Não
precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta,
ou responder no próprio arquivo se achar mais fácil. Estou à disposição para tirar dúvidas (me
chame no whats: 14 9191 9861).
Os alunos da lista abaixo são os que precisam
fazer:
IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE
QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ
ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ
ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS
SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO. NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO
ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.
ATIVIDADE DE
RECUPERAÇÃO ANUAL DE BIOLOGIA 3º ANO –PROF. JEAN 1.
Os
seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão
baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos
organismos. Indique a alternativa que mostra corretamente como são
considerados os organismos pertencentes ao reino Vegetal: A)
multicelulares,
procarióticos e heterótrofos. B)
unicelulares,
eucarióticos e heterótrofos. C)
multicelulares,
eucarióticos e autótrofos. D)
multicelulares,
eucarióticos e heterótrofos. E)
unicelulares,
procarióticos e autótrofos.
2.
Para
um organismo ser considerado vivo, algumas características devem estar
presentes. Analise as alternativas a seguir e marque o único atributo que não
é encontrado em todos os seres vivos. A)
Corpo
formado por várias células. B)
Capacidade
de responder a estímulos. C)
Hereditariedade. D)
Capacidade
de evoluir. E)
Metabolismo. 3. A
floresta ombrófila mista, também conhecida como mata-de-araucária, ocorre em
áreas de altitude do planalto meridional do Brasil. Como elementos
característicos, encontram- se o pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), de onde se obtém o pinhão, e a
samambaiaçu (Dicksonia selowiana),
de onde se extraía o xaxim para a confecção de vasos para plantas. Segundo a
classificação tradicional dos seres vivos, o pinheiro-brasileiro e a
samambaiaçu são, respectivamente, A) Gimnosperma
e Briófita. B) Angiosperma e Pteridófita. C) Angiosperma
e Gimnosperma. D) Gimnosperma
e Pteridófita. E) Pteridófita
e Gimnosperma. 4.
A
combinação de compostos simples originando compostos orgânicos complexos,
depois os coacervados e, finalmente, as células é explicada pela teoria: A)
da
biogênese. B)
da
geração espontânea. C)
do
criacionismo. D)
da
evolução química dos compostos.
5. Considere as frases a seguir.
A)
C, A, B. B)
A, C, B. C)
B, A, C. D)
B, C, A. E)
A, B, C. Enviar atividade através de um dos
canais abaixo: E-MAIL
1(GMAIL): jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br E-MAIL 2: (MICROSOFT): jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br WHATSAPP: 14 9191 9861 GOOGLE CLASSROOM: (seguir
orientações no final) ATENÇÃO: As atividades estão sendo postadas
também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para
acessar a plataforma e se inscrever. . ·
Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg ·
Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw ·
Será
necessário digitar o código da turma: 3ª
SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp 3ª SÉRIE D: 2m4xbpt 3ª SÉRIE E: wbdo4po |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Olá alunos e responsáveis. Espero todos estejam
bem. Estamos na reta final deste difícil
ano, o Conselho de Classe é no dia 23 (uma segunda) e, se ficou complicado fazer
as atividades passadas, estou enviando uma proposta de recuperação deste 4º
bimestre. É bem fácil: 5 exercícios, todos de alternativas. Não precisa
copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta. Estou à
disposição para tirar dúvidas por qualquer um dos canais descritos abaixo. IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE
QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ
ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ
ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS
SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO. NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO
ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.
ATIVIDADE DE
RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA 3º ANO – 4º BIMESTRE – PROF.
JEAN
ATENÇÃO: exercícios modificados, pesquisar e ler com calma o
enunciado e as alternativas indicadas.
1.
Ao
longo de milhões de anos, foram ocorrendo mudanças no meio ambiente. Os seres
vivos que conseguiram adaptar-se sobreviveram e evoluíram, enquanto aqueles
que não conseguiram se adaptar desapareceram. Este processo de evolução e adaptação
recebeu o nome de: A)
Hominídeos. B)
Seleção
sapiens. C)
Seleção
natural. D)
Seleção
australopiteca.
2.
Utilizando-se
técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA, é
possível estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. Analise
esta árvore evolutiva dos primatas antropoides:
A partir dessa análise, é
CORRETO deduzir que, dos primatas representados, os parentes mais distantes
do homem são: A)
chimpanzé
e bonobo. B)
orangotango
e gorila. C)
orangotango
e gibão. D)
Bonobo
e gorila.
3. A árvore filogenética,
representada na figura a seguir, é construída com base nas comparações de DNA
e proteínas.
Com base na análise dessa
árvore filogenética, assinale a alternativa correta. A)
O
grupo formado pelos lêmures é o mais recente, porque divergiu há mais tempo
de um ancestral comum. B)
Os
macacos do Velho Mundo e do Novo Mundo apresentam grande proximidade
filogenética entre si. C)
Os
chimpanzés apresentam maior proximidade filogenética com os gorilas do que
com os humanos. D)
Os
gorilas compartilham um ancestral comum mais recente com os gibões do que com
o grupo formado por chimpanzés e seres humanos. E)
Os
gorilas são os ancestrais comuns mais recentes do grupo formado por
chimpanzés e seres humanos.
4.
A
agricultura moderna converte áreas ocupadas por comunidades vegetais
complexas em áreas ocupadas por uma única espécie de planta destinada ao
consumo humano. Esse processo está associado a um(a): A)
maior
equilíbrio ecológico, devido à introdução da espécie agrícola. B)
diminuição
das populações de insetos que se alimentam da espécie agrícola. C)
menor
incidência de doenças causadas por fungos, bactérias ou vírus que atingem a
espécie agrícola. D)
seleção
de variedades da espécie agrícola resistentes a pragas e doenças. E)
aumento
da estabilidade no ecossistema, devido à grande produtividade obtida com o
cultivo da espécie agrícola.
5. “TUBERCULOSE
CONTRA-ATACA COM BACTÉRIA INDESTRUTÍVEL” Depois de ter sido quase erradicada
nos países ricos e controlada no Terceiro Mundo, a doença volta a se
espalhar, sob forma mais ameaçadora – uma variedade resistente a drogas. Folha de São Paulo – 23/05/93. Essa variedade de bactéria
resistente é fruto da: A) contínua exposição das
bactérias a determinados antibióticos que induzem a resistência. B) ação mutagênica de certos antibióticos. C) ação direta de certos
antibióticos sobre o DNA bacteriano. D) seleção natural de bactérias
acostumadas ao antibiótico. E) seleção de linhagens de
bactérias mutantes, resistentes aos antibióticos. Enviar atividade através de um dos
canais abaixo: E-MAIL
1(GMAIL): jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br E-MAIL 2: (MICROSOFT): jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br WHATSAPP: 14 9191 9861 GOOGLE CLASSROOM: (seguir
orientações no final) ATENÇÃO: As atividades estão sendo postadas
também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para
acessar a plataforma e se inscrever. . ·
Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg ·
Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw ·
Será
necessário digitar o código da turma: 3ª
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
CADERNO
DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 58 (reproduzida abaixo) EVOLUÇÃO
HUMANA E ASPECTOS CULTURAIS INTERVENÇÃO
HUMANA NA EVOLUÇÃO Melhoramento genético
ATENÇÃO: O
CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA
ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE
SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/
Olá
alunos. Veremos nesta semana uma técnica que é feita à milhares de anos pelos
seres humanos, antes mesmo de o termo surgir: o melhoramento genético.
Praticamente todos os alimentos que consumimos (para citar um exemplo) passou
por esse processo, desde os primórdios da agropecuária. Propõe-se que se faça
uma pesquisa sobre o tema com alguns pontos que devem ser abordados. Não
terão dificuldades em encontrar fontes confiáveis. Desejo uma ótima semana a
todos. Usando as fontes indicadas ou
outras que julgar mais adequadas, pesquise sobre o melhoramento genético. Em sua pesquisa, não esqueça de abordar os
seguintes pontos: ·
O que é o melhoramento
genético ·
Modos como pode ser feito. ·
Exemplos ·
Objetivos do melhoramento
genético ·
Possíveis desvantagens. Enviar atividade através de um dos
canais abaixo: E-MAIL
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institucional? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg ·
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO DE ENTREGA
27/11/2020
CADERNO DO ALUNO –
4º BIMESTRE – PÁGINAS 55 e 56 (reproduzidas abaixo) EVOLUÇÃO
HUMANA E ASPECTOS CULTURAIS INTERVENÇÃO
HUMANA NA EVOLUÇÃO Cultura dos antibióticos e
evolução das bactérias
ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO
DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO
CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO
LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/
Olá
alunos. Espero que estejam bem. A atividade desta semana tem por objetivo
compreender como a espécie humana intervém na própria evolução ao usar
ferramentas e o cérebro altamente desenvolvido para melhorar a qualidade de
vida das populações. Um exemplo são os antibióticos, tema desta atividade.
São 3 exercícios relativamente fáceis e o vídeo indicado é suficiente para
responde-los adequadamente. Boa semana a todos. Para dar continuidade a essa
temática, leia o texto a seguir, pesquise em livros e ou sites específicos e
responda às questões propostas.
Todo
mês de novembro, ocorre a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos,
com o propósito de aumentar a conscientização global sobre a resistência ao
uso indiscriminado de antibióticos e incentivar as melhores práticas, entre o
público em geral, trabalhadores da saúde e formuladores de políticas para
evitar o surgimento e disseminação da resistência dos microrganismos aos
antibióticos Adaptado:
http://portal.anvisa.gov.br/antibioticos. Acesso: 25/6/2019.
Fonte sugerida: https://www.youtube.com/watch?v=20vmMS1WCyA&ab_channel=InstanteBiotec
(duração: 6:40)
1. O que são
antibióticos? Qual a função? 2. O que
acontecia com a maioria das pessoas acometidas por infecções, antes da
descoberta dos antibióticos? Esses medicamentos podem ter influenciado na
sobrevivência de muitas pessoas? E de microrganismos? 3.
O texto apresentado refere-se a
Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos. Qual o propósito de terem
instituído essa semana? Enviar atividade
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(MICROSOFT): jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br WHATSAPP: 14
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ORIGEM E
EVOLUÇÃ DOS SERES HUMANOS Cultura
e evolução
Olá
alunos. Dando continuidade aos nossos estudos sobre a evolução humana, estas
próximas etapas terão foco nas principais diferenças entre a espécie humana e
as demais espécies. Para ampliar essa visão, é disponibilizado algumas
informações e um texto que apresenta um conjunto de características que podem
nos distinguir das demais espécies, considerando a cultura. Procurem
enriquecer seus argumentos nas respostas com os conhecimentos adquiridos e
nas novas fontes de informação. Boa semana a todos.
Definir cultura é algo muito
complexo, contudo, para facilitar as discussões, vamos propor uma definição
simplificada:
Cultura pode ser entendida
como um conjunto de hábitos, conhecimentos, artes, crenças, a lei, a moral,
os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não
somente em família, como também por fazer parte da qual é membro.
“Se
é verdade que cultura, pelo menos em termos mais complexos e elaborados, é
uma característica distintamente humana”, podemos levantar alguns questionamentos:
Fonte adicional para consulta: https://amenteemaravilhosa.com.br/evolucao-cultural/
1. Quais
características biológicas contribuíram para o surgimento da cultura?
Explique.
2. Qual
a relação entre a seleção natural, proposta por Charles Darwin, e a evolução
da cultura?
3. A
cultura é um simples reflexo de nossa inteligência? Desenvolveu-se
automaticamente? Tem relação com o aumento da caixa craniana?
4. Qual
o papel da cultura em nossas vidas?
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canais abaixo: E-MAIL
1(GMAIL): jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br E-MAIL 2: (MICROSOFT): jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br WHATSAPP: 14 9191 9861 GOOGLE CLASSROOM: (seguir
orientações no final) ATENÇÃO: As atividades estão sendo postadas
também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para
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institucional? Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg ·
Não
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Será
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SÉRIE C: 3trk252 ou vbeekph ou ja637mp 3ª SÉRIE D: 2m4xbpt 3ª SÉRIE E: wbdo4po A segunda, pois se os homens realmente tivessem vindo dos macacos hoje
em dia não haveria nenhum macaco no mundo, todos teriam se tornado homens.
2. Explique porque a primeira imagem é considerada equivocada segundo
as concepções atuais. Resposta: Porque traz uma visão linear do processo evolutivo, a ideia
de ascensão unidirecional da vida a partir de uma suposta "substituição"
das espécies e o ser humano atual como produto final desses processos divergentes, da teoria mais aceita
atualmente.
3. Analisando a segunda imagem correspondente a “Árvore Filogenética
dos Antropóides”, quais os parentes mais próximos dos seres humanos? Há aproximadamente quanto
tempo teriam se “separado”? Resposta: Os chimpanzés, os gorilas, os orangotangos, os gibões e os
símios do velho mundo são os parentes mais próximos do ser humano. Esses animais foram se
distanciando do ser humano a respectivamente 4, 9, 13, 15, e 24 milhões de anos atrás. Os
símios do novo mundo são muito distantes ainda, tendo em mente que se separaram a muitos
anos.
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ORIGEM E EVOLUÇÃ DOS SERES HUMANOS Representações: origem e
evolução dos Primatas
Prezados alunos, os
exercícios dessa semana tem como objetivo comparar as duas concepções de
evolução dos seres humanas apresentadas anteriormente e amplamente divulgadas
nos meios de comunicação, especialmente a primeira. É importante ler a
notícia disponibilizada no link para se ter uma ideia mais clara sobre essa
questão. Boa semana a todos.
A
evolução dos seres vivos não é um processo linear, na qual uma espécie se
transformaria em outra, mas sim que as espécies possuem ancestrais comuns e
que nós, seres humanos, somos mais uma espécie, dentre milhões de outras,
existentes no Planeta e, como, tal, tem uma origem e está em constante
evolução. Além disso, um ser vivo não é mais evoluído do que outro por conta
do seu lugar na árvore filogenética.
Figura
1. Figura 2.
Sugestão de
fonte:
Compare
as duas imagens apresentadas anteriormente e responda: 1. Qual das imagens está de
acordo com a teoria da evolução aceita atualmente? Explique.
2. Explique porque a primeira
imagem é considerada equivocada segundo as concepções atuais.
3. Analisando a segunda imagem
correspondente a “Árvore Filogenética dos Antropóides”, quais os parentes
mais próximos dos seres humanos? Há aproximadamente quanto tempo teriam se
“separado”?
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
CADERNO DO
ALUNO – 4º BIMESTRE- PÁGINA 49 (reproduzida abaixo) ORIGEM E EVOLUÇÃ DOS SERES HUMANOS Representações: origem e
evolução dos Primatas
ATENÇÃO:
O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA
ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.
Prezados alunos, nesta semana
iremos analisar outra imagem que representa a evolução humana. Os exercícios
não apresentam grande dificuldade e um deles inclusive é de resposta pessoal.
Boa semana a todos.
Observe
a imagem a seguir e responda às questões propostas: 1.
O que a imagem acima representa sobre a origem e
evolução do ser humano? Responda considerando seus conhecimentos sobre
árvores filogenéticas.
2.
Você concorda cm a concepção de evolução que a
imagem representa? Comente.
3.
De acordo com a imagem da “Árvore Filogenética
provável dos Antropoides”, responda as questões a seguir: A) Quais seriam
os ancestrais comuns entre os primatas, inclusive os seres humanos?
B) Qual o
possível ancestral comum entre seres humanos, o chimpanzé, o gorila e o
orangotango?
C) O Australopthecus seria o ancestral
comum de quais espécies? Aponte características que demonstram esse grau de
parentesco.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE- PÁGINA 48 (reproduzidas abaixo) ORIGEM E EVOLUÇÃ DOS SERES HUMANOS Representações: origem e evolução dos Primatas
ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.
Olá alunos. Nesta semana iremos continuar os estudos sobre evolução e diversificação dos seres vivos, mas o foco agora é a espécie humana e suas origens. Para responder os 3 exercícios não é necessária pesquisa ou consultar outras fontes, o objetivo e refletir sobre o tema e registrar suas ideias. Importante: concepções religiosas sobre a origem humana são importantes e devem ser valorizadas e respeitadas em todas as suas formas, entretanto a proposta aqui é abordar o tema segundo o pensamento científico.
Observe a imagem a seguir e responda às questões propostas:
1. O que a imagem nos mostra sobre a origem e evolução do ser humano?
2. Você concorda com a concepção de evolução que a imagem representa? Justifique.
3. Será que sempre tivemos as características que temos hoje?
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINAS 51 e 52 (reproduzidas abaixo) EVOLUÇÃO DOS
SERES VIVOS Cladogramas
e/ou Árvores Filogenéticas Processo
de origem e evolução da vida
Prezados alunos, a atividade
desta semana é bastante simples cujo objetivo e refletir sobre a dinâmica da
vida no planeta. Para isso o primeiro exercício reflete à evolução e
diversidade das espécies: não esqueça de justificar sua resposta. O segundo
exercício dispensa muitas explicações: só organizar (do evento mais antigo ao
mais atual) alguns eventos importantes na história do planeta.
1.
Observe atentamente as imagens apresentadas a
seguir e indique qual delas representa um cladograma. Justifique, registrando
sua resposta no caderno pessoal. 2.
Organizem as informações apresentadas a seguir
em ordem cronológica:
Origem dos dinossauros e dos mamíferos (aprox. 245
milhões anos) / Formação da via Láctea
(aprox. 13 bilhões anos) / Nosso
sistema solar (aprox. 4,6 bilhões anos) / Origem das plantas de terra firme (aprox. 438 milhões anos) / Abundância de fósseis - “explosão
cambriana” (aprox. 570 milhões anos) / Primeiras evidências de seres
vivos (aprox. 3,5 bilhões anos) /
Origem da espécie humana moderna (aprox. 150 mil anos) / Ancestral comum de pongídeos e hominídeos
(aprox. 8 milhões anos) / Primeiros
hominídeos (aprox. 2 milhões anos) / Origem
dos anfíbios (aprox. 408 milhões anos) / Origem dos répteis (aprox. 360 milhões anos) / BIG BANG (aprox. 14 bilhões anos) / Origem dos seres eucarióticos (aprox.
2 bilhões anos) / Origem da
fotossíntese (aprox. 2,5 bilhões anos) / Extinção dos dinossauros e início da expansão dos mamíferos
(aprox. 66 milhões anos) / Origem
dos primatas (aprox. 55 milhões de anos)
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ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo) EVOLUÇÃO DOS
SERES VIVOS Cladogramas
e/ou Árvores Filogenéticas
Olá alunos. Nesta semana
iremos abordar com um pouco mais de detalhes as árvores filogenéticas. Esse é
um assunto muito importante e bastante recorrente em vestibulares, ENEM,
Saresp, etc. O objetivo é analisar uma hipótese de evolução de determinadas
espécies. Essa hipótese evolutiva se baseia na comparação de características
que as espécies selecionadas possuem: quanto mais característica semelhantes,
mais próximos serão evolutivamente. Para facilitar o entendimento,
disponibilizei 2 vídeos curtos que descrevem de forma simples o tema. É
necessário assistir o vídeo para entender os exercícios. No exercício 1,
pede-se para completar a árvore filogenética apresentada: os traços vermelhos
representam as novidades evolutivas numeradas de 1 a 6. Só associar os traços
às características apresentadas e copiar no caderno a árvore filogenética. O
exercício 2 apresenta uma dificuldade maior, pois pede-se para construir uma
árvore filogenética com 6 animais, usando as características fornecidas. Para
saber se o animal possui ou não aquela característica, recomendo uma pesquisa
rápida na Internet.
Conforme
estudado anteriormente, cladogramas e/ou árvores filogenéticas são
representações gráficas da história evolutiva de várias linhagens de
organismos. Desta maneira, a cladística baseia-se no princípio de que os
organismos devem ser classificados de acordo com as suas relações evolutivas.
1.
A seguir, temos um cladograma de vertebrados que
os relaciona de acordo com as características que os organismos deste grupo
compartilham. Complete o cladograma com as características apresentadas 2.
Agora a proposta é que você construa um
cladograma. Para tanto, pesquise algumas características presentes nos
seguintes grupos de animais: Tiranossauro
rex, Galinha, Cão, Sapo, Tubarão e Tartaruga, conforme segue: a) Qual(is) tem
vértebras/esqueleto? b) Qual(is) tem
quatro membros (quatro patas)? c) Qual(is) tem
bolsa amniótica (ovos ou placenta)? d) Qual(is) tem
“casco” formado por placas ósseas como um escudo ou carapaça? e) Qual(is) tem
pelos? f) Qual(is) tem
patas com três dígitos (3 dedos)? g) Qual(is) tem
ossos pneumáticos que facilitam o voo?
Fontes
sugeridas: https://www.youtube.com/watch?v=lGbm1i4TefQ (duração: 8:50) https://www.youtube.com/watch?v=k0031Q9Mbpc (duração: 6:34)
*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O
número é: 99191 9861 *enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom. PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINAS 50 (reproduzida abaixo) EVOLUÇÃO
DOS SERES VIVOS OS PROCESSOS DA EVOLUÇÃO E A SELEÇÃO
NATURAL
Prezados
alunos, nesta semana o objetivo é aprofundar um pouco sobre os mecanismos que
permitem a evolução das espécies e, em última análise, são responsáveis para
a formação de novas espécies. Apesar dos termos darem a ideia de
complexidade, eles representam uma sequência lógica de eventos que não é
difícil de entender. Disponibilizei 2 vídeos curtos que descrevem de modo
claro e objetivo a evolução das espécies e darão informações suficientes para
responder adequadamente os exercícios. Boa semana a todos.
1.
Como ocorre o processo de seleção natural? Vídeo sugerido: https://www.youtube.com/watch?v=0agKc3HByiQ (duração:
1:56)
2.
O que é variabilidade genética? Qual sua relação
com a evolução das espécies? Vídeo sugerido: https://www.youtube.com/watch?v=-apDFhDA5dM (duração:
11:59)
3.
Quais são os fenômenos que permitem a
variabilidade de características e, dessa forma, o desenvolvimento de novas
espécies?
*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades
também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861 *enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom. PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta
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CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINAS 48 e 49(adaptadas)
EVOLUÇÃO
DOS SERES VIVOS
Evidências da evolução biológica
Olá
alunos. Nesta semana, a atividade trata-se de 5 exercícios cujo objetivo é
identificar alguns pontos que comprovam que a evolução biológica é um fato
(as teorias buscam explicar como ela ocorre; como a chuva: ela ocorre, mas os
cientistas explicam como ela acontece). Os links indicados são suficientes
para encontrar as informações necessárias
Fósseis são vestígios preservados de
plantas, animais ou partes destes, como ossos, por exemplo. A palavra
“fóssil” vem do latim “fossilis”, que significa “ser desenterrado”.
1.
Os fósseis são considerados como evidências da
evolução dos seres vivos em alguma teoria estudada? Justifique sua resposta
com embasamento teórico científico.
2.
Qual o significado de órgãos homólogos? E órgãos
análogos?
3.
As asas de morcego, aves e borboletas, por
exemplo, possuem a mesma função? Seriam classificadas como órgãos homólogos
ou análogos? Comente, caso a caso.
4.
Os membros (pernas, patas, braços, asas, etc.)
dos tetrápodes, tais como anfíbios, répteis, aves e mamíferos podem ser
considerados órgãos homólogos ou análogos? Justifique.
5.
Descreva porque os seguintes fatos descritos
abaixo são considerados evidências evolutivas:
a)
evidências moleculares.
b)
embriologia comparada.
c)
órgãos vestigiais.
Sugestão de fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=V27tZlG6v5E (duração:
8:41)
https://www.youtube.com/watch?v=2TfyKRo9mmo (duração:
10:16)
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINA 48 (reproduzida abaixo)
EVOLUÇÃO DOS
SERES VIVOS
Evolucionismo e Teorias Evolucionistas
Olá alunos. Na atividade desta semana, os dois
primeiros exercícios são respostas pessoais: não é preciso pesquisa. No
terceiro, contudo, pede-se uma pesquisa simples de busca de informações sobre
3 teorias da evolução biológica. Há um farto material disponível na Internet,
escolha sites confiáveis para obter as informações necessárias.
1.
O que você entende por evolução?
2.
O que sabe a respeito? Registre suas ideias em
seu caderno pessoal.
3.
As teorias evolucionistas apresentam como ponto principal
a defesa de que os organismos do planeta sofrem modificações ao longo do
tempo, não sendo, portanto, imutáveis. Entre as teorias evolutivas
existentes, algumas merecem destaque: Lamarckismo, Darwinismo e
Neodarwinismo. A proposta é que você realize uma pesquisa sobre essas teorias
e organize as informações em forma de um quadro comparativo.
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para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ 04/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINA 47 (reproduzida abaixo)
ORIGEM
DA VIDA
Pesquisando experimentos sobre
Origem da Vida
Prezados
alunos, a atividade desta semana consiste em realizar uma pesquisa sobre 4 cientistas
e seus experimentos para comprovar ou refutar algumas teorias sobre a origem
da vida. Lembrando que não é necessário descrever como o experimento foi
feito. Há bastante material de qualidade disponível sobre o tema na internet.
Não esqueça de responder o exercício logo abaixo da tabela. Esta atividade
pode ser feita em duplas.
Além de Francesco Redi, outros
cientistas realizaram experimentos para refutar a abiogênese e/ou comprovar a
teoria da biogênese. Entre eles, podemos destacar: Spallanzani; Pasteur e
Miller e Urey. Faça uma pesquisa sobre seus experimentos e registre as
informações obtidas em um quadro, conforme exemplo, e responda à questão a
seguir.
ATENÇÃO:
não é necessário descrever os experimentos, somente qual o objetivo (o que o
cientista queria provar ou contrariar) e qual foi o resultado.
Questão: Compare o experimento de
Spallanzani com o realizado pelo Redi e indique as semelhanças e diferenças
observadas.
*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINA 45 (adaptada)
ORIGEM
DA VIDA
OS PRIMEIROS SERES VIVOS – PESQUISANDO
E INVESTIGANDO
Prezados
alunos, a atividade desta semana consiste em 4 exercícios de leitura e
análise de texto sobre a evolução biológica. Evitem copiar parágrafos
inteiros do texto. Lembrem-se que os seres vivos podem ser classificados em
algumas categorias quanto à obtenção de energia (fermentação, respiração,
quimiossíntese e fotossíntese.
Após a leitura do texto indicado
abaixo, responda os exercícios que seguem:
1.
Como os primeiros seres vivos obtinham a energia
necessária para seu metabolismo? Ainda existem seres vivos com metabolismo
semelhante? Quais?
2.
Faça um breve resumo da evolução gradual do modo
de obter energia dos primeiros seres vivos.
3.
Quais evidências apoiam essa teoria?
4.
Os primeiros seres vivos eram procariontes ou
eucarionte? Explique.
*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
CADERNO
DO ALUNO – 3º BIMESTRE- PÁGINA 45 (reproduzida abaixo)
ORIGEM DA VIDA
INVESTIGANDO
AS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA
Prezados alunos, nesta semana a
proposta é discutir hipóteses científicas sobre a origem da vida. A tabela
apresenta 3 teorias bastante comuns no meio científico. Em “tese” expliquem
de forma simples e objetiva o que significa a teoria. Em “evidências” é necessário
destacar qual ou quais fatos observados apoiam a teoria. A última da tabela
também é conhecida como a hipótese de Oparim e Haldane. Deixei uma sugestão
de fonte para consulta, sintam-se à vontade para buscar em outros sites. Não
é necessário o Caderno do Aluno para fazer essa atividade: o conteúdo está
reproduzido nessa postagem.
Atenção! É importante
conhecer a diversidade de crenças e pensamentos que norteiam este tema, mas,
acima de tudo, respeitar as opiniões e/ou crenças religiosas presentes nas
diversas culturas do Brasil e do mundo.
Observação: A partir das
atividades apresentadas a seguir, os estudos versarão somente sobre as
teorias científicas relacionadas à origem e evolução da vida, as quais são
baseadas em fatos e conhecimentos científicos.
Como
mencionado, a humanidade sempre se questionou sobre a origem da vida e, com o
surgimento das ciências, muitos estudiosos propuseram teorias com o objetivo
de explicar como teria se dado a origem dos seres vivos. Reúnam-se em grupo
e, de acordo com as orientações do(a) professor(a), pesquisem sobre as
principais teorias científicas e organizem as informações em um quadro de
forma r https://www.biologianet.com/origem-universo-vidaesumida,
conforme exemplo:
![]()
Sugestão
de fonte para consulta:
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CADERNO DO ALUNO –
2º BIMESTRE- PÁGINAS 54 e 55 (adaptada)
Contraceptivos
A atividade
desta semana é bem simples: realizar uma pesquisa em grupos (de até 4 alunos)
sobre os principais métodos anticoncepcionais. As informações a serem
buscadas estão na tabela abaixo, procurem ser objetivos nas respostas: fiz a
primeira linha da tabela como exemplo. Forneci também um site como fonte de
pesquisa, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outros.
Fonte
sugerida:
*enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
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horas através dos canais abaixo:
GOOGLE
CLASSROOM: (seguir orientações no final)
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SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO
BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE
CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.
ESTAREI DISPONÍVEL DE FORMA ONLINE DURANTE ESTA
SEMANA ( 28 A 31 DE JULHO ) NO PERÍODO DAS 19 ÀS 23 HORAS PARA TIRAR DÚVIDAS
E PRESTAR ESCLARECIMENTOS DE FORMA IMEDIATA ATRAVÉS DOS CANAIS ABAIXO:
GOOGLE
CLASSROOM: (seguir orientações no final)
RESUMO DAS ATIVIDADES
PASSADAS ATÉ AGORA (ver detalhes e orientações nas postagens semanais ou
comparecer no atendimento online)
1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1 (27 de abril a 1 de
maio):
Responder
3 exercícios:
1.
Assista o vídeo indicado no link abaixo para
responder os exercícios.
2.
Utilize o simulador no link abaixo ou faça uma
pesquisa: quais as categorias taxonômicas que existem? Usando essas categorias, a mosca seria
classificada de que maneira?
3.
Utilizando o que aprendeu até aqui, assista ao
vídeo indicado no link a seguir e responda os exercícios a seguir.
ATIVIDADE 2 (4 a 8 de maio):
Responder
1 exercício:
Assista
o vídeo indicado no link abaixo para responder os exercícios.
a) O que são animais invertebrados?
b) Quais os grupos (filos) de invertebrados citados no vídeo? Indique
algumas características de cada um deles, assim como exemplos de animais
pertencentes à esses grupos.
ATIVIDADE 3 (11 a 15 de maio):
Responder 3 exercícios (a, b e c):
1. Assista aos vídeos
indicado nos links abaixo para responder os exercícios.
Qual o primeiro grupo vegetal a surgir? Que característica esse
organismo tinha que o diferenciava dos outros seres vivos?
No primeiro vídeo, o pesquisador relaciona uma era glacial à
colonização terrestre das plantas. Como isso ocorreu?
Organize em ordem cronológica as seguintes novidades evolutivas que
permitiras às plantas obter a diversificação observada atualmente:
ATIVIDADE 4 (18 a 22 de maio):
Completar um
quadro:
1.
Leia o texto indicado no
link a seguir ou consulte outras fontes de pesquisa para completar o quadro.
2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5 (08 a 12 de junho):
Completar um esquema:
CADERNO DO ALUNO - PÁGINA 47
Aspectos
Comparativos da Evolução das Plantas
Leia
com atenção o enunciado, use suas respostas das 2 aulas anteriores ou outras
fontes de pesquisa e complete a árvore filogenética das plantas terrestres
mostrada na página 47 (reproduzida abaixo). Use as palavras-chaves:
GIMNOSPERMAS – PTERIDÓFITAS – PRESENÇA DE SEMENTES – ANGIOSPERMAS – FLORES E
FRUTOS
ATIVIDADE
6 (15 a 19 de junho):
Pesquisa:
CADERNO DO ALUNO – PÁGINA 49 (reproduzida abaixo)
Reprodução nos diferentes grupos vegetais
Na
imagem abaixo está a atividade semanal. Consiste em descrever como as plantas
se reproduzem. Há 4 grupos de plantas (BRIÓFITAS - musgos -, PTERIDÓFITAS -
samambaias e avencas -, GIMNOSPERMAS - pinheiros - e ANGIOSPERMAS - todas que
tem flores e frutos) e você deve produzir uma imagem com legendas sobre a
reprodução de cada um desses grupos. A videoaula no link irá ajudar bastante,
mas sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes.
ATIVIDADE
7 (22 a 26 de junho):
Pesquisa
em grupo:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 49 (reproduzida abaixo)
BIOLOGIA DOS
ANIMAIS
Na
imagem abaixo está a atividade semanal. Ela pode ser feita em grupos.
ATIVIDADE
8 (29 de junho a 03 de julho):
Completar
um quadro:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 50 (adaptada)
BIOLOGIA DOS
ANIMAIS – OS VERTEBRADOS
A tabela
abaixo é semelhante à da aula anterior, mas agora o objetivo é estudar melhor
o filo dos vertebrados, que representa as espécies que possuem coluna
vertebral e crânio. Acredita-se que essas características tenham permitido
uma melhor organização do corpo e assim, atingir tamanhos maiores.
ATIVIDADE 9 (06 a 10 de
julho):
Responder
6 exercícios
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas abaixo)
Fisiologia
humana – funções vitais
Para
iniciar os estudos sobre fisiologia humana, considere os conhecimentos
adquiridos e a situação apresentada abaixo. Reflita, dialogue com um(a)
colega e responda às questões:
ATIVIDADE
10 (13 a 17 de julho):
Pesquisa
em grupo:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 51 (reproduzida abaixo)
Sistemas Digestório, Respiratório,
Circulatório, Nervoso e Endócrino
1. Reúna-se com
sua equipe de trabalho e, juntos, elaborem um ou mais materiais que expliquem
o que acontece com os alimentos ingeridos, desde a boca até a
excreção/evacuação, considerando também o transporte dos nutrientes e a
obtenção de energia para o corpo. Importante:
indiquem o papel dos sistemas nervoso e endócrino em todo o processo.
ATIVIDADE
11 (20 a 24 de julho):
Responder
3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE- PÁGINA 54 (adaptada)
Reprodução
Humana
1.
Consulte sites confiáveis e, numa folha de sulfite
ou no caderno, esquematize os sistemas reprodutores masculinos e femininos,
fazendo uma comparação entre eles. Identifique e registre as semelhanças e
diferenças observadas.
2.
Faça um esquema demonstrando como ocorre a
fecundação.
3.
Há relação entre as mudanças do corpo na puberdade
e a reprodução? Comente.
ORIENTAÇÕES
PARA O ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM:
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CADERNO DO ALUNO –
2º BIMESTRE- PÁGINA 54 (adaptada)
Reprodução Humana
ATENÇÃO: O Caderno
do Aluno não fornece textos ou outras fontes de consulta para os exercícios
abaixo, apesar de terem dificuldade baixa por ser um conteúdo já desenvolvido
no Ensino Fundamental e Médio. Os exercícios 1 e 2 orientam os alunos a fazer
desenhos no caderno ou folha sulfite que representem os sistemas reprodutores
masculino/feminino – no exercício 1- e do encontro dos gametas – no exercício
2. Não esqueça de incluir as legendas e, no exercício 1, identificar
semelhanças e diferenças. Há um vasto material sobre o tema na internet: não
há dificuldade em encontrar fontes confiáveis.
1.
Consulte sites confiáveis e, numa folha de sulfite
ou no caderno, esquematize os sistemas reprodutores masculinos e femininos,
fazendo uma comparação entre eles. Identifique e registre as semelhanças e
diferenças observadas.
2.
Faça um esquema demonstrando como ocorre a
fecundação.
3.
Há relação entre as mudanças do corpo na puberdade
e a reprodução? Comente.
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CADERNO DO ALUNO –
2º BIMESTRE- PÁGINA 51 (reproduzida
abaixo)
Sistemas
Digestório, Respiratório, Circulatório, Nervoso e Endócrino
Vocês
já estudaram os sistemas digestório, respiratório e circulatório dos
mamíferos, nos quais se inclui o ser humano. Agora, vocês têm um desafio a
cumprir, envolvendo esses e mais dois sistemas de nosso corpo.
Desafio: considere a
seguinte informação:
Uma pessoa acabou de almoçar e está
satisfeita, pois em seu prato tinham alimentos contendo todos os nutrientes
necessários, tais como: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais
minerais.
1. Reúna-se com
sua equipe de trabalho e, juntos, elaborem um ou mais materiais que expliquem
o que acontece com os alimentos ingeridos, desde a boca até a excreção/evacuação,
considerando também o transporte dos nutrientes e a obtenção de energia para
o corpo. Importante: indiquem o
papel dos sistemas nervoso e endócrino em todo o processo.
Essa
atividade pode ser feita em duplas ou trios.
*enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
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CADERNO DO ALUNO –
2º BIMESTRE- PÁGINAS 50 e 51 (reproduzidas
abaixo)
Fisiologia humana – funções vitais
Para
iniciar os estudos sobre fisiologia humana, considere os conhecimentos
adquiridos e a situação apresentada abaixo. Reflita, dialogue com um(a)
colega e responda às questões:
Quando
participamos de uma corrida, por exemplo, o coração bate mais rápido e a
respiração fica mais curta e intensa.
1.
Por que isso acontece? Quais sistemas estão
envolvidos nessa situação? Comente.
2.
Como garantimos a energia para o funcionamento do
organismo para que possamos correr? Comente.
Para
dar continuidade aos estudos, leiam o texto, dialoguem a partir das questões
propostas e registrem as respostas no caderno:
Sistemas articulados?
O
professor Craca explicava aos(às) estudantes que a digestão e a respiração
são chamadas “funções de nutrição”. Atrasada, Lud abre a porta apressada e,
antes mesmo de se sentar, interrompe o professor:
_ O senhor
deve estar enganado, professor. Como é que alguém vai comer ar? Respiração
não tem a ver com nutrição!
Outros
alunos concordaram com ela. O professor conversou com a turma a respeito.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz
Escola
Questões
para debate:
a)
O que vocês pensam sobre o fato relatado? Qual
teria sido a fala do professor Craca?
b)
Vocês concordam com a Lud? Em qual(is) aspecto(s)?
Justifiquem suas respostas.
c)
Se discordam da Lud, esclareçam em qual(is)
aspecto(s)? Justifiquem suas respostas.
d)
A partir das respostas à quais conclusões chegamos
em relação ao funcionamento do corpo humano?
Essa
atividade pode ser feita em duplas ou trios.
*enviar
para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.
ATENÇÃO:
As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
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Não sabe o que é seu e-mail
institucional? Assista ao vídeo:
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Não
sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
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Será
necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE C: 3trk252
3ª SÉRIE D: 2m4xbpt
3ª SÉRIE E: wbdo4po
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